Voto Consciente

Cadastrado até dia 21 pode votar fora de sua seção eleitoral

Nestas eleições, os brasileiros poderão, pela primeira vez, votar em trânsito mesmo estando em território nacional. A opção, porém, está aberta apenas para a escolha do presidente da república.

Até a última eleição presidencial, somente os brasileiros que moram em outros países tinham esta oportunidade. O voto em trânsito permite ao eleitor escolher seu candidato para presidente mesmo fora da cidade onde está sua seção eleitoral. “É você poder exercer seu direito ao voto. Muitas pessoas estão em viagem e querem votar’, explica o assessor de comunicação do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE), Márcio Carvalho Jardim.

Mas nem todas as cidades terão seções para voto em trânsito. No Paraná a modalidade só será disponibilizada em cidades com mais de 200 mil eleitores: Curitiba, Maringá, Cascavel, Ponta Grossa e Londrina.

Para poder votar “fora de casa”, há algumas regras a serem seguidas. O primeiro passo é o eleitor procurar um Cartório Eleitoral para fazer seu cadastro. Ele precisa informar em que cidade estará no dia da eleição. Feito o cadastro, o eleitor não poderá mais votar na sua seção de origem, mesmo que esteja em sua cidade. “Ele vai precisar justificar seu voto em outra seção”, acrescenta Jardim.

Desde o dia 15 de julho, 1008 pessoas já se cadastraram em Curitiba para votar em trânsito. A expectativa do TRE é que este número aumente bastante nos últimos dias do prazo. O cadastro pode ser feito até o dia 21 de agosto no Cartório Eleitoral da Zona 178, responsável pela modalidade na capital. O TRE de Curitiba fica na rua João Parolin, 55, no Prado Velho. O cartório fica aberto de segunda a sexta-feira das 12h às 19h e nos sábados e domingos das 13h às 17h.