Brandão reage à proposta de ministro

O presidente da Assembléia Legislativa, Hermas Brandão (PSDB), apresentou ontem um projeto de resolução tornando obrigatória a realização de plebiscito para que a população decida sobre a construção de presídios federais no Paraná. A proposta é uma reação ao anúncio feito há vinte dias em Curitiba pelo ministro da Justiça, Marcio Thomas Bastos, de que o governo federal pretende instalar uma penitenciária de segurança máxima em Cascavel.

Brandão justifica que a construção de uma prisão do gênero deve ser discutida com a sociedade porque significa abrigar integrantes do comando do crime organizado. “Todo mundo sabe que para onde você manda um criminoso desses, toda a quadrilha vai atrás. Então, seja em Cascavel, aonde for, toda a população tem o direito de dizer se quer ou não que sua cidade tenha um presídio deste tipo”, argumentou.

O líder do governo, Angelo Vanhoni (PT), criticou a iniciativa do presidente da Assembléia. “Se a União não puder fazer presídios em nenhum lugar, é bom que os deputados estaduais de todo o país digam aonde fazer. Talvez, no oceano, quem sabe”, atacou Vanhoni.

Voltar ao topo