Beto tenta contornar crise com o PFL

A Prefeitura entrou em ação para tentar abortar a reunião da próxima segunda-feira, dia 10, convocada pela direção municipal do PFL para decidir se apóia ou não a administração de Beto Richa (PSDB). O secretário de governo, Ricardo MacDonald Ghisi, almoçou ontem com quatro dos cinco vereadores do PFL, mas não conseguiu contornar a crise, por enquanto. Autor do pedido para a realização da reunião da comissão executiva, o vereador Fábio Camargo não participou da conversa, mas afirmou que está faltando "sensibilidade" ao secretário de governo na condução das conversas com a bancada do PFL.

Segundo o pefelista, o almoço serviu apenas como uma demonstração de "boa vontade" do secretário para resolver o problema, mas não teve qualquer resultado prático. A reunião será mantida e Camargo pediu a presença do presidente estadual do partido, deputado federal Abelardo Lupion. "Queremos que a nossa posição seja de cunho partidário, para que não venham dizer que se trata de posições individuais", comentou.

A principal queixa da bancada, segundo Camargo, é que MacDonald excluiu os vereadores das discussões sobre a participação do PFL na nova administração. Conforme Camargo, as nomeações para as administrações regionais – indicações mais disputadas pelos vereadores – foram feitas sem nenhuma consulta à bancada. "Não queremos ser intransigentes, mas os vereadores do PFL não estão sendo valorizados. Pode ser falta de sensibilidade ou despreparo do secretário de governo. Se for despreparo, tem como resolver. Ninguém nasce sabendo. Agora, arrogância e prepotência não tem jeito." (EC)

O problema está nas regionais, diz vereador

O vereador Fábio Camargo (PFL) citou que na hora da definição dos titulares das administrações regionais somente os deputados estaduais foram ouvidos pelo secretário de governo, Ricardo MacDonald Ghisi. Ele disse que o novo administrador da regional do Pinheirinho, Juliano Borghetti, foi indicado pela deputada estadual Cida Borghetti (PP). Assim como o deputado Luiz Accorsi (PSDB) teria escolhido o titular da regional do Boqueirão. "O Luiz Carlos Martins (deputado estadual pelo PSL) e o André Zacharow (deputado federal pelo PP) indicaram outros. Esqueceram que na Câmara quem vota são os vereadores. Se continuar assim, eles vão ter que chamar os deputados para votar", afirmou.

O vereador pefelista afirmou que a bancada não está pedindo mudanças nas nomeações feitas pelo novo prefeito. "O que nós queremos é que mudem a conduta conosco. Quanto às nomeações, são bons nomes e cargos de confiança do prefeito. Não se trata de pedir alteração nenhuma, mas de querer participar do processo decisório", comentou.

O almoço de MacDonald foi com os vereadores Julieta Reis, Sabino Picollo, Geraldo Bobatto e Roberto Hinça. No final da tarde, os vereadores se reuniram e decidiram continuar discutindo a possibilidade de independência. O Estado procurou o secretário de governo da Prefeitura para ouvi-lo sobre a crise com o PFL, mas ele não respondeu ao pedido de entrevista. (EC)

Voltar ao topo