Copa das Confederações

Beto Richa também usou avião oficial para ir ao Rio de Janeiro

O escândalo das viagens em aviões oficiais também respinga no Paraná. De acordo com o jornal Folha de S. Paulo, o governador Beto Richa (PSDB) usou um avião oficial do governo do Paraná para ir ao Rio de Janeiro acompanhar a final da Copa das Confederações no último domingo (30).

A assessoria de imprensa do governo informou que Beto Richa foi convidado pela FIFA para representar o Paraná – que tem Curitiba como uma das cidades-sede do mundial de 2014 – no evento. O filho do governador também acompanhou o jogo, mas, segundo a assessoria, viajou até o Rio em um voo comercial.

Escândalos

A polêmica começou com a divulgação de que o presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), usou um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) para levar parentes para o jogo da final da Copa das Confederações. O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), também foi denunciado por ter usado uma aeronave oficial para ir ao casamento da filha de um amigo.

O ministro da Previdência, Garibaldi Alves Filho (PMDB), deu carona a um empresário sócio de seu filho durante uma viagem oficial. O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, usou recursos da Corte para ir ao Rio de Janeiro assistir o amistoso do Brasil contra a Inglaterra no mês de junho.

Até o momento, somente Eduardo Alves e Renan Calheiros declararam que devolverão o dinheiro gasto nas viagens.