Bancada federal do PFL dará apoio a Ciro Gomes

Dos cinco deputados federais do PFL do Paraná, Abelardo Lupion, Rafael Greca e Joaquim dos Santos Filho já confirmaram apoio à candidatura de Ciro Gomes (PPS) à Presidência da República.

Um quarto deputado pefelista, Werner Wanderer, pode ser o próximo a anunciar sua participação na campanha de Ciro. Wanderer estava convidado a participar de uma reunião ontem à noite, em Curitiba, com o senador Geraldo Althoff (PFL-SC) – integrante da executiva nacional do partido-que seria realizada no escritório político de Greca. Althoff veio a Curitiba para definir como será o apoio do grupo a Ciro no Paraná.

Apesar da tentativa do governador Jaime Lerner de atrair o grupo para o palanque do tucano José Serra, a reunião com Althoff iria sacramentar a posição de Lupion, Greca e Santos Filho. Vice-presidente estadual do PFL,Lupion disse que não pretende rever sua postura e não tem disposição de conversar com o governador sobre o assunto. No final da semana, o governador afirmou que pretendia chamar os três deputados para conversar e convencê-los a apoiar o candidato tucano a presidente da República, o senador José Serra. “Eu já tomei minha posição. Da minha parte, não haverá conversa. Tenho amigos na campanha do Serra mas, como disse o governador, já fui embrulhado para presente para o Ciro e ele gostou do presente. Agora, só quero ver quantos votos ele vai conseguir para o Serra no Paraná.”, ironizou o deputado, a respeito da declaração anterior de Lerner de que a migração dos três deputados para a candidatura do PPS não o incomodava e que eles poderiam se integrar à campanha de Ciro “embrulhados para presente”.

Efeitos

O candidato da Frente Trabalhista, senador Alvaro Dias (PDT), será beneficiado com a dissidência pefelista no palanque tucano. Vice-presidente estadual do PFL, Lupion disse ontem que seu apoio a Ciro pode ser desdobrado para Álvaro. “A minha tendência é apoiar o ex-governador Alvaro Dias”, afirmou o deputado, que anuncia sua posição até o final da semana.

Álvaro pode não ganhar o apoio declarado de todos os dissidentes pefelistas, ao contrário de Ciro. Mas o candidato da aliança PSDB-PFL, Beto Richa, terá um prejuízo, calcula Lupion. Segundo o deputado, Beto correr o risco de perder cerca de 500 mil votos, segundo cálculo de Lupion. Estes números representam a soma da votação dos três deputados nas eleições de 1998 e de outros pefelistas descontentes com o acordo entre PFL-PSDB no Paraná. “Se juntarmos PFL, mais PPB e PTB, que estiveram juntos na campanha à reeleição do governador Jaime Lerner, em 1998, chegaremos fácil a um milhão de votos que migraram da campanha do candidato dele (Beto Richa) para o palanque do Alvaro”, avaliou.

Lupion disse que não há nenhuma restrição de ordem legal para se vincular às candidaturas de Ciro Gomes e Alvaro Dias. Ele afirmou que a resolução nacional do PFL liberando o voto para presidente o deixa livre para fazer sua escolha na sucessão estadual. “Se o presidente do PFL está apoiando Ciro Gomes, por que eu tenho que apoiar o Serra? A resolução é uma salvaguarda para nós na disputa estadual”, comentou. Lupion disse que a única restrição é não poder fazer propaganda eleitoral junto com Álvaro.

Recusa

O deputado Rafael Greca não assume publicamente uma posição contrária à candidatura de Beto Richa, mas na disputa presidencial está fechado com Ciro Gomes.

Voltar ao topo