Bancada do PSDB ganha reforço na Assembléia

O PSDB está se preparando para receber de uma vez só cinco deputados estaduais que estão em negociações para se filiar ao partido. Informalmente, três já chegaram a um acordo com o partido: Luiz Accorsi (PTB), Valdir Rossoni (PTB) e Nelson Garcia (PFL).

Accorsi é o único que admitiu publicamente a mudança para o PSDB. Rossoni e Garcia ainda não anunciaram a transferência, já divulgada pelos tucanos. Com as novas filiações, a bancada tucana salta de quatro para nove deputados na Assembléia Legislativa, emparelhando com o PMDB.

Os outros dois nomes estão sendo mantidos em sigilo pela direção estadual do partido. Apontado como um dos deputados que estão conversando com o PSDB, Nelson Justus (PFL) nega o interesse. “Não fico pulando de um lado para o outro. Por enquanto, não vejo nenhuma razão para mudar de partido”, disse. Junto com Rafael Greca, ele é um dos dois únicos deputados estaduais do PFL que apóiam o governador Roberto Requião (PMDB) na Assembléia Legislativa.

Justus, entretanto, esteve conversando com o presidente estadual do partido, Beto Richa. O resultado foi que dois aliados do deputado transferiram-se para o PSDB – os prefeitos de São Mateus do Sul, Luiz Adyr, e de Ivaiporã, Pedro Papin. “São meus compadres. Garantiram quinze mil votos na minha eleição, mas, por enquanto, continuo no PFL”, afirmou o deputado.

A filiação de Rossoni ao PSDB não surpreende. Desde que perdeu a presidência do partido para o deputado federal Iris Simões, as relações entre Rossoni e o presidente nacional do PTB, deputado federal José Carlos Martinez, só pioraram. Os dois já vinham divergindo desde que o PTB resolveu se aliar ao PDT nas eleições do ano passado, quando Rossoni preferia compor com PFL e PSDB em torno da candidatura de Beto Richa.

Iscas

Oposição ao governo federal e dividido quanto ao governo estadual, o PSDB é visto por parte dos deputados como o refúgio ideal para quem não quer aderir explicitamente à base de apoio ao governo, mas, ao mesmo tempo, não quer bater de frente com o governador Roberto Requião. As acomodações políticas no interior do Estado também têm ajudado o PSDB na atração de deputados. Muitos já estão montando suas alianças para as eleições do próximo ano e rivalidades locais têm provocado a troca de partido.

A data de filiação dos novos tucanos ainda não foi marcada. Beto Richa pretende convidar o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, para marcar a nova fase do partido.

Voltar ao topo