Assembléia inicia o ano sem surpresas

Os novos 54 deputados eleitos em outubro do ano passado tomaram posse em sessão solene ontem à tarde e, em seguida, elegeram, em chapa única, a mesa executiva. O deputado Nelson Justus (PFL) foi eleito presidente da Assembléia Legislativa, por unanimidade, junto com os demais oito cargos da mesa executiva.  

A eleição de ontem apenas referendou um acordo feito em dezembro do ano passado, no final do período legislativo, quando o peemedebista Nereu Moura se viu obrigado a abdicar da disputa ao perceber que Justus tinha a maioria dos votos em plenário. A sessão de posse foi presidida por Duilio Genari (PP), o deputado reeleito mais idoso. Entre os 54 empossados, trinta e quatro foram reeleitos. Entre os vinte novos parlamentares, sete já exerceram mandatos de deputado estadual em legislaturas anteriores à de 2003-2006. Somente cinco nunca exerceram antes um cargo eletivo.

Após a sessão dupla de ontem, os deputados retornam ao trabalho apenas no próximo dia 15, quando será instalada oficialmente a 16.ª legislatura e o governador Roberto Requião (PMDB) apresentará as metas de seu governo para o período. Em seguida, os deputados suspendem novamente as atividades para os feriados de Carnaval. A primeira sessão plenária está prevista apenas para o dia 26.

Requião integrou a mesa de autoridades na sessão solene de ontem, junto com representantes do Poder Judiciário, Tribunal de Contas e Ministério Público Estadual. Ele não discursou. Em rápida entrevista, antes da solenidade, o governador afirmou que espera ter com a Assembléia Legislativa a mesma relação de harmonia que manteve durante os quatro anos em que a Casa foi presidida pelo ex-deputado Hermas Brandão (PSDB). Da mesma forma que Brandão entre os tucanos, Justus também foi um dissidente no PFL durante a campanha eleitoral. Ele apoiou a reeleição de Requião, contra o candidato apoiado pelo seu partido, o ex-deputado Rubens Bueno (PPS).

Eleição da mesa

Embora o resultado da eleição tenha sido unânime, o deputado Jocelito Canto (PTB) fez uma ressalva, reclamando que a sua legenda não foi contemplada com nenhum cargo na mesa executiva. ?Tem partido que ficou com dois cargos e o PTB não teve nenhum representante na mesa?, declarou. Além de Justus na presidência da mesa, a chapa eleita é composta pelos deputados Alexandre Cury (PMDB), na primeira secretaria; Luciana Rafagnin (PT), na segunda secretaria; Luiz Accorsi (PSDB), na terceira secretaria; Cida Borghetti (PP), na quarta secretaria; Chico Noroeste (PL), na quinta secretaria; Antônio Anibelli (PMDB) é o primeiro vice; Augustinho Zucchi (PDT), o segundo vice; e Felipe Lucas (PPS), o terceiro vice.

Em seu discurso, Justus afirmou pretender que os trabalhos da mesa diretora sejam realizados com a participação de todos. ?E quando falo juntos me refiro aos poderes Executivo e Judiciário, respeitadas as autonomias correspondentes?, declarou. O presidente eleito da Assembléia quer também dar autonomia às secretarias e às vice-presidências, para que cada uma cuide de determinado setor do Legislativo. Justus lembrou ainda que pela primeira vez a eleição da mesa foi feita mediante voto aberto.

Entre as metas de sua gestão, Justus destacou que pretende criar o Centro de Atendimento ao Cidadão, promover sessões da AL no interior do Estado, assim como implantar ainda neste semestre a TV Assembléia do Paraná. Justus manifestou também a intenção de reinstalar um painel eletrônico no plenário – a Casa já teve um que nunca funcionou – e promover a informatização de todos os setores. 

Voltar ao topo