Empregadores unidos

Após evento em Brasília, Paulo Pimentel fala sobre o futuro da Fenajore

 

Com a cerimônia solene realizada na última quinta-feira, 12 de maio, na Associação Nacional dos Jornais (ANJ), em Brasília, que contou com a presença do Ministro do Trabalho, Carlos Lupi, a Federação Nacional das Empresas de Jornais e Revistas (Fenajore) passa a existir oficialmente e, por isso, inicia neste mês suas atividades. De acordo com o presidente da entidade, empossado também na última quinta-feira, e diretor-presidente dos sites O Estado do Paraná e Paraná Online e do jornal impresso Tribuna do Paraná, Paulo Pimentel, a federação está preparada para começar a atuar. “Agora é que vamos começar a ter estrutura para crescer entre os sindicatos e abrir mais a negociação com os sindicatos dos trabalhadores”.

De acordo com ele, a federação é um passo importante para os empregadores por demonstrar o fortalecimento do setor. “Historicamente, os sindicatos dos trabalhadores estão mais avançados do que os dos empregadores, mas agora poderemos apoiar os sindicatos já existentes e criar outros, agregando-os”, explica. A Fenajore pretende atuar em paralelo às associações já existentes, facilitando a negociação com sindicatos e entidades governamentais. “As associações não têm participação no fundo sindical e não têm estrutura oficial de diálogo com os governantes. Por isso, a necessidade da federação, que tem uma estrutura perfeita para isso”.

Para os próximos anos, a expectativa de Pimentel é “estruturar a federação em cincos anos, incorporando outros sindicatos, principalmente os da região Nordeste, e depois partir para a criação de uma confederação”. Atualmente, a federação conta com a participação de cinco sindicatos, Sindicato das Empresas Proprietárias de Jornais e Revistas do Paraná (Sindejor-PR), Sindicato das Empresas Proprietárias de Jornais e Revistas do Estado do Rio Grande do Sul (Sindjore-RS), Sindicato das Empresas Proprietárias de Jornais e Revistas do Estado de São Paulo (Sindjore-SP), Sindicato das Empresas Proprietárias de Jornais e Revistas do
Município do Rio de Janeiro (Sindjore-RJ) e Sindicato das Empresas Proprietárias de Jornais e Revistas do Estado de Santa Catarina (Sindjore-SC).

Divulgação
Fenajore foi criada oficialmente na última quinta-feira.