AMP recebe solicitações para revisão do Censo

Pelo menos cinco municípios do Estado solicitaram à Associação dos Municípios do Paraná (AMP) a revisão do Censo 2010, feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

São municípios menores, como Piraí do Sul, Ortigueira, Teixeira Soares, Prudentópolis e Ribeirão do Pinhal. A mudança na faixa populacional pode impactar no repasse de recursos federais aos municípios.

O município de Ventania, no Norte Pioneiro, é um dos que pode sofrer diminuição no repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Antes da contagem, o coeficiente da cidade era de 0,8 e deve cair para 0,6, o que equivale a uma perda de R$ 127 mil.

A estimativa de 2009 foi de uma população de mais de 11 mil habitantes e, na contagem deste ano, o total foi reduzido para 9 mil. “Com base no número de habitantes calcula-se o índice do FPM. Quando cai a população, o índice cai também e os municípios recebem menos recursos”, diz o prefeito de Castro e presidente da AMP, Moacyr Elias Fadel Junior.

A prefeitura de Cambé é outra que contesta o censo 2010. Dados da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) mostram que 329 municípios em todo o País tiveram redução de sua população apontada pelo IBGE, enquanto 290 tiveram crescimento.

No Paraná, 20 perderam população e 17 tiveram acréscimo. O prazo para reclamar sobre a contagem oficial do IBGE, divulgada no último dia 4, se encerrou ontem, e o IBGE solicitava que base de contestação contivesse dados que demonstrem o aumento populacional, como o censo escolar e população votante.