Alckmin confia que votos de Marina agora vão para Serra

O governador eleito de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), disse hoje que considera o candidato tucano à Presidência, José Serra, favorito para a disputa no segundo turno. Para tal avaliação, Alckmin destacou que esta eleição conta com uma terceira força – o eleitorado que votou em Marina Silva (PV) – e o fato de o presidente Luiz Inácio Lula da Silva não ser o candidato, como em 2006, quando disputou o Palácio do Planalto contra o atual ocupante.

Confiante na migração dos votos de Marina Silva para Serra, Alckmin defendeu que as propostas apresentadas por ela sejam incorporadas pela candidatura de Serra. “Agora, nós temos uma terceira força, que é o eleitorado da Marina, quase 20% dos votos. É uma eleição onde eu diria que o Serra é o favorito”, disse. “No que depender de nós, eu até já estou com uma gravata verde aqui”, brincou.

“Acho que o Serra vai crescer muito e tem chances de ganhar a eleição. Primeiro, porque o Lula não é candidato”, destacou o governador eleito. “A reeleição é quase que um mandato de oito anos. É muito difícil alguém perder uma reeleição. Só um acidente.”

Para o governador eleito, a eleição no segundo turno “tem outra lógica”. “O tempo de rádio e televisão é muito importante. E o tempo do Serra era muito menor”, observou. “Agora o tempo é igual. Acho que o Serra tem boas possibilidades.”

Alckmin disse não ter informações sobre uma eventual troca do vice de Serra. Ele compareceu no início da tarde ao velório do ex-deputado Aécio Ferreira da Cunha, pai do ex-governador e senador eleito Aécio Neves (PSDB). O governador eleito disse que confia que Aécio irá se empenhar na campanha presidencial.