Agricultores ocupam pátio de prédios federais no RS

Centenas de manifestantes ligados à Via Campesina, Federação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar (Fetraf) e Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Rio Grande do Sul (Fetag) ocuparam hoje o pátio dos prédios da Receita Federal e do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) em Porto Alegre, ao mesmo tempo em que representantes dos movimentos se reuniam com o secretário-geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, em Brasília.

O atendimento ao público não foi interrompido, mas, diante da presença dos agricultores, muitos contribuintes deixaram de procurar os serviços da Receita Federal, reduzindo o fluxo de entrada e saída do prédio.

Os agricultores deixaram o local durante a tarde, quando souberam que o governo federal vai prorrogar as dívidas de investimentos feitos nas safras anteriores a 2010 com vencimento nos próximos 60 dias e começar a discutir uma renegociação definitiva no dia 20 de julho. A fórmula deve permitir que os pequenos produtores acessem os financiamentos do Plano Safra deste ano, que será lançado na próxima sexta-feira.