Aécio Neves defende estilo de gestão privada

?A gestão pública pode apresentar resultados tão expressivos quanto o setor privado, desde que com bons métodos, iniciativas e mecanismos de controle?, foi o que declarou o governador de Minas Gerais, Aécio Neves, ontem em Curitiba. Em visita à capital paranaense, onde veio prestigiar a entrega do prêmio personalidade Aecic a seu amigo, o prefeito Beto Richa, o governador mineiro destacou o trabalho da nova geração de políticos do PSDB.

Tido com o principal representante dessa nova geração tucana e apontado com provável candidato à Presidência da Reública em 2010, Aécio revelou que a nova geração do partido, em que destacou a participação de Richa, herdou a ideologia de liberdade e democracia das gerações anteriores, mas está tentando aplicá-la de uma maneira mais efetiva. ?Temos uma visão diferente porque o mundo mudou. Não discutimos mais o conceito de Estado máximo ou mínimo, queremos o Estado eficiente. Assim, nossa missão é transformar os conceitos que herdamos em iniciativas para transformar a vida das pessoas?, destacou.

Negando já estar em campanha, Aécio Neves informou que, além de prestigiar a homenagem a Richa, veio a Curitiba para trocar experiências de governança com o prefeito. ?Quando possível, procuro viajar por diversos estados para conhecer outras experiências de administração, trocar projetos e conhecimentos. Nosso partido é ajuizado e ninguém está, neste momento, pensando em campanha. Minha prioridade é atender o povo de Minas Gerais?, comentou.

Aécio também comentou, rapidamente, alguns dos assuntos que dominam o debate político no País, como reforma política, apagão aéreo e corrupção. O governador mineiro não quis opinar sobre as suspeitas de envolvimento do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB) com lobistas, mas pediu liberdade para que as investigações corram sem pressão e prazo preestabelecido. ?Só assim pode-se concluir adequadamente o levantamento de informações e evitar injustiça ou pré-julgamento?, disse.

O governador mineiro lamentou os freqüentes casos de corrupção descobertos no País e o aparelhamento do Estado, criticou a falta de iniciativa do governo para encaminhar as reformas e relacionou o problema dos aeroportos à incapacidade de gestão do governo federal que, segundo ele ?só se preocupa com o alargamento de suas bases, criando cada vez mais cargos e fugindo das discussões que realmente importam para os brasileiros?. Aécio Neves finalizou sua coletiva ironizando. ?Mas o governo Lula tem uma grande vantagem em relação ao de Fernando Henrique. Ele nos tem na oposição, em de ter o PT. Tem uma oposição disposta a discutir soluções e não alardear os problemas?, concluiu. À tarde, Aécio Neves visitou, com o prefeito algumas das principais obras de Curitiba, como a Linha Verde e o recém-inaugurado Centro Municipal de Urgências Médicas do Cajuru.

Encontro reúne 500 convidados

 

Numa solenidade que reuniu cerca de 500 convidados no Graciosa Country Club, a Associação das Empresas da Cidade Industrial de Curitiba entregou ao prefeito Beto Richa o prêmio Personalidade do Ano, ?pelas contribuições para o crescimento de Curitiba e do Paraná?.

Além do governador de Minas Gerais, Aécio Neves, participaram da cerimônia o senador Osmar Dias (PDT), O vice-governador de Santa Catarina, Leonel Pavan (PSDB), o presidente da Assembléia Legistativa do Paraná, Nélson Justus (DEM), o presidente da Câmara Municipal de Curitiba, João Cláudio Derosso (PSDB) e os ex-governadores Paulo Pimentel e Jaime Canet Júnior, convidados a sentar à mesa diretora do evento, entre outras autoridades políticas e representantes da organização civil.

Beto recebeu o troféu das mãos do ex-presidente da Aecic, Arthur Claudino dos Santos e do novo presidente, Marino Garofani, que tomou posse ontem. ?Premiar um político é sempre muito difícil, porque sempre gera discussão. Mas a indicação do Beto foi aceita por unanimidade entre os diretores, pela pessoa, trajetória, desempenho, comportamento e história que ele representa?, destacou Arthur Claudino.

Em seu discuros, Richa destacou a importância da Cidade Industrial de Curitiba para o desenvolvimento da capital e do Paraná e fez questão de dividir o prêmio com sua equipe de trabalho. ?Estou bastante lisonjeado, pois sei do significado desse prêmio e dos critérios para a escolha do homenageado. Mas quero dividi-lo com toda a equipe da Prefeitura e com o povo de Curitiba, pelos recentes avanços que conseguimos conquistar em nossa cidade?, declarou.

Voltar ao topo