Polícia prende quadrilha suspeita de furtar caixas eletrônicos

O Centro de Operações Policiais Especiais (Cope) prendeu em flagrante três integrantes de uma quadrilha de Joinville (SC), especializada no roubo de caixas eletrônicos, que atuava no Paraná, Santa Catarina, Rio de Janeiro e São Paulo. Em plena luz do dia, Luciano Paduano, 29 anos, Edson Borba, 27, Walmir Gonzaga dos Santos, da mesma idade, se preparavam para arrombar um caixa eletrônico, dentro da agência do Banco do Brasil, no bairro Bacacheri, em Curitiba, quando foram surpreendidos pelos policiais. A polícia apreendeu com eles mantas de isolamento térmico, veículos, agasalhos, bonés e outros acessórios usados para os roubos.

De acordo com o delegado Messias Antônio da Rosa, que coordenou a operação do Cope, o vigia do banco percebeu a presença dos assaltantes na agência, por volta das 16h, e chamou a polícia. “Eles estavam vestindo a manta no caixa para bloquear o sensor de segurança que percebe a presença de estranhos e preparar o local para o arrombamento do equipamento. À noite, quando não houvesse ninguém na agência, eles voltariam para pegar o dinheiro, ocultos pela manta”, explicou.

O delegado afirmou que a quadrilha trouxe todo o conhecimento de arrombamentos de caixas eletrônicos de Joinville (SC), onde moravam. “Sabemos que lá estão concentrados alguns dos maiores ladrões de caixas eletrônicos do país”, contou. O delegado disse ainda que está investigando roubos que tenham sido cometidos pela quadrilha em outros Estados do Brasil, como São Paulo. “Estamos verificando também a existência de uma ramificação desta quadrilha, por sabermos que eles agiam em todo o país”, contou.

Para facilitar a identificação dos assaltantes e de outros integrantes da quadrilha, o Cope vai repassar as fotos dos presos para as policiais de todos os Estados do país. “Precisamos também ter uma estimativa de quantos caixas eletrônicos já foram roubados por eles”, disse.

Antecedentes

Luciano Paduano tem passagens pela polícia de Maringá, Curitiba, e ainda em São Paulo e Mato Groso do Sul, por crimes de furto a caixas eletrônicos. Edson Borba já foi preso pelas polícias do Rio de Janeiro, São Paulo e Curitiba por crimes de furto e dano qualificado. Walmir dos Santos ainda está sendo investigado pela polícia.

Voltar ao topo