Polícia Militar reforça policiamento durante o carnaval

A Polícia Militar vai colocar todo o efetivo disponível para atuar nos dias Carnaval para garantir segurança dos foliões e da comunidade. ?Estaremos de prontidão com o policiamento preventivo e ostensivo, com policiamento de trânsito, com a cavalaria, em operações nas estradas, combatendo os crimes ambientais, enfim, com atuações diversas para que os paranaenses e turistas que estiverem no Estado possam se divertir ou descansar?, disse a chefe da Comunicação Social da Polícia Militar, major Mirian Biancolini Nóbrega.

A major explicou que o número de policiais não será divulgado para evitar que pessoas mal intencionadas busquem agir neste período tentando se aproveitar dos dados informados. Ela disse que, pelo plano de operações montado para todas as cidades, haverá policiamento nos eventos carnavalescos como bailes e desfiles e patrulhamento normal, seja pelas equipes que atuam em cada área, seja em rondas de complementação preventiva de segurança. O plano prevê atenção especial para a Operação Viva o Verão nos municípios em que são desenvolvidas as ações do governo do Estado.

A Polícia Militar vai atuar de forma preventiva, buscando que a ordem pública não seja perturbada. De acordo com a major, a PM não vai trabalhar isolada, mas em conjunto com a Polícia Civil, Guarda Municipal (nos municípios que contam com esta força) e demais autoridades ligadas direta ou indiretamente à segurança pública. ?Também vamos desenvolver varreduras durante a madrugada na área de cada unidade para evitar todos os tipos de crime, dando atenção especial àqueles contra a pessoa e contra o patrimônio?, disse ela.

Dicas 

Para que as pessoas tenham um carnaval tranqüilo, a major pede que todos contribuam com as autoridades da área de segurança, tomando alguns cuidados e medidas simples que podem evitar transtornos. Entre as dicas, ela destaca o cuidado com crianças, para que elas não se percam dos responsáveis, o cuidado com os pertences pessoais, evitando ostentar objetos de valor que possam chamar a atenção de ladrões, e ainda que as pessoas não andem por locais mal iluminados, não carreguem dinheiro em grandes quantidades, e, caso seja vítima de algum tipo de violência, não é aconselhável reagir e a recomendação é ligar para o 190 ou procurar uma delegacia da Polícia Civil conforme o caso.

Voltar ao topo