Polícia cumpre duas reintegrações de posse no interior do Paraná

A Secretaria da Segurança Pública promoveu nesta terça-feira (31) duas reintegrações de posse no interior do Estado. A fazenda Santa Rosa, no município de Mangueirinha, e a Base Náutica do governo do estado, em Santa Helena, estavam ocupadas por integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e do Movimento dos Trabalhadores Rurais (MTR). ?Fizemos duas operações tranqüilas, sem conflitos, só com negociação entre o governo e os sem-terra?, disse o capitão Paulo Mendes de Camargo, chefe da Sessão de Planejamento e Operações do Comando do Policiamento da Capital (CPI).

Na fazenda Santa Rosa, em Mangueirinha, participaram da operação cerca de 150 policiais. Duzentas pessoas ligadas ao MST, que estavam instaladas na propriedade desde 10 de janeiro deste ano, aceitaram sair pacificamente. A operação começou às 8h e terminou por volta das 16h. A fazenda tem 805 alqueires de terra e abrigava produção agrícola e criação de gado.

Na Base Náutica do governo do estado em Santa Helena, cerca de quarenta integrantes do MTR estavam instalados desde 22 de junho de 2005. O local é área de reserva que fica às margens do lago de Itaipu. Os sem-terra aceitaram sair pacificamente da propriedade, mas tinham cerca de 500 animais, entre bovinos, porcos e aves, para transportar. A Secretaria da Agricultura providenciou um local para que os trabalhadores pudessem se instalar e levar os animais com segurança, até que uma área de assentamento seja providenciada.

?Os trabalhadores foram provisoriamente para uma fazenda que era um antigo laticínio, no município de Missal. Mas, em poucos dias, provavelmente serão mandados para um local definitivo?, disse o capitão. Participaram da operação cerca de 100 policiais militares.

Voltar ao topo