Plano Diretor de Matinhos será homenageado em Brasília

O Plano Diretor de Matinhos, feito pelo Conselho do Litoral (Colit) em parceria com a prefeitura do município, irá receber no próximo mês a Menção Honrosa, na categoria Urbanismo, da Mostra Competitiva da 5ª Bienal de Arquitetura de Brasília. O Colit é vinculado à Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos.

A mostra que apresentou trabalhos nacionais e internacionais que se destacaram em 2006, entre eles o Plano Diretor de Matinhos, foi realizada pelo Instituto de Arquitetos do Brasil na última semana ? quando foram anunciados os homenageados. A entrega da menção honrosa está marcada para a primeira quinzena de dezembro.

Segundo o secretário-executivo do Conselho do Litoral, Luiz Fernando Braga, o plano foi escolhido por apresentar preocupação ambiental aliada à responsabilidade social. ?O trabalho tem forte preocupação com o meio ambiente, como a implantação de um Sistema de Saneamento Ambiental no município, que chamou a atenção dos participantes da Mostra?, completou Braga. Ele ainda acrescentou que o plano visa incentivar o desenvolvimento das comunidades rurais e de pescadores da região.

Outro ponto destacado pelo secretário foi a utilização de geoprocessamento na elaboração do plano. ?Hoje em dias são poucos planos que utilizam este recurso?, apontou Braga. O geoprocessamento é um sistema que reúne todas as informações relativas aos loteamentos e lotes, como cobertura vegetal e situação cadastral junto à prefeitura, entre outras informações.

A arquiteta responsável pela elaboração do plano, Carmem Leal, explicou que a construção do documento contou ainda com participação popular, que enviou propostas, críticas e sugestões pela internet e pelo correio.

?Dezessete propostas populares foram credenciadas, 14 por internet e três pelo correio?, contou Carmem. ?Entre elas, sugestões para um novo traçado para avenida de contorno do município, implantação de teleférico no Morro da Cruz e alteração de um trecho do atual traçado da avenida Atlântica, que irá permitir a formação de uma nova área de praia onde hoje existe erosão marinha?, acrescentou.

O Plano está em fase de aprovação e começará a ser executado a partir do próximo ano.

Voltar ao topo