Pinhão e Prudentópolis recebem projetos de segurança pública

A Patrulha Escolar Comunitária foi implantada em mais duas cidades, agora na região de Guarapuava. Em Pinhão, os policiais vão atender a 46 escolas estaduais, municipais e particulares, num total de mais de 7,5 mil alunos beneficiados. Em Prudentópolis, além da patrulha especializada em atender escolas, foi implantado o Projeto Povo (Policiamento Ostensivo Volante) e inaugurada a nova sede do 5.º Pelotão da 1.ª Companhia do 16.º Batalhão da Polícia Militar.

Agora, já são 65 as cidades do Paraná que contam com os serviços da Patrulha Escolar Comunitária que atende, por enquanto, mais de mais de 1,3 milhão de alunos em 4,6 mil escolas estaduais, municipais e particulares em todo o Estado. Em Curitiba, são mais de 179 mil estudantes de 929 escolas. Em 16 cidades da Região Metropolitana de Curitiba, são 805 escolas e mais de 276 mil alunos beneficiados pelo programa. No interior do Estado, são cerca de 3 mil colégios totalizando mais de 900 mil alunos atendidos em 48 cidades.

?Estamos renovando e aumentando o número de viaturas em todo o estado e o programa de implantação do Projeto Povo e da Patrulha Escolar vai continuar neste segundo semestre. As operações de combate à criminalidade também continuam por todo o Estado, para garantir a segurança dos paranaenses?, disse o secretário da Segurança Pública do Paraná, Luiz Fernando Delazari.

Às 11 horas desta sexta-feira, aconteceu em Pinhão a solenidade que marcou o lançamento dos serviços da Patrulha Escolar no município. O evento foi realizado na Escola Estadual Evaldo Morski, no centro da cidade. Participaram, além do coronel Anselmo, o comandante do Policiamento do Interior, coronel Aramis Linhares Serpa, a coordenadora operacional da Patrulha Escolar, Margarete Maria Lemes, a chefe do Núcleo Regional de Educação de Guarapuava, Laura Bastos, entre outras autoridades.

?Os policiais da Patrulha Escolar foram treinados para serem consultores de segurança. Os professores e alunos com problemas podem e devem sentar com os policiais e discutir o que está acontecendo. Juntos, eles vão encontrar uma solução?, disse o tenente-coronel Anselmo de Oliveira, secretário chefe da Casa Militar, e coordenador-geral da Patrulha Escolar Comunitária, durante a cerimônia.

Foi entregue para o município uma viatura da Patrulha, que atenderá oito escolas estaduais e dará apoio a 35 escolas municipais e uma particular. Trabalharão cinco policiais, treinados para interagir com os alunos. Eles farão palestras com os estudantes e todo o trabalho de orientação para prevenir a violência nas escolas. Faz parte do programa também o acompanhamento da entrada e saída de alunos nos colégios onde há histórico de violência.

À tarde, em Prudentópolis, os serviços da Patrulha Escolar Comunitária e do Projeto Povo foram implantados no município, também foi entregue uma viatura Nissan Frontier para o patrulhamento da área rural e também inaugurada a nova sede do 5º Pelotão da 1ª Companhia do 16º Batalhão. A cerimônia aconteceu na sede do pelotão, às 16 horas e também contou com a presença do tenente-coronel Anselmo José de Oliveira, chefe da Casa Militar, além do coronel Serpa, o prefeito de Prudentópolis, Vilson Santini, a coordenadora operacional da PEC, Margarete Maria Lemes, entre outras autoridades municipais e de segurança.

A Patrulha Escolar Comunitária da cidade vai atender cerca de 10 mil estudantes de 14 escolas estaduais, 84 municipais e cinco particulares. Os policiais foram capacitados para trabalhar com crianças e adolescentes e contarão com o auxílio de uma viatura durante os períodos de aula.

Para o Projeto Povo foi entregue uma viatura e uma motocicleta, e os policiais farão o policiamento na área central. Eles vão entregar panfletos com informações sobre o atendimento do Projeto Povo, participar das reuniões com o Conselho Comunitário de Segurança e interagir com a população para saber os problemas de segurança da região e encontrar soluções. Também foi entregue uma viatura Nissan Frontier, para que a polícia possa chegar com maior facilidade e rapidez às áreas rurais de Prudentópolis.

Com mais este lançamento do Projeto Povo são, ao todo, 32 municípios beneficiados pelo projeto de policiamento comunitário do Governo do Paraná. Em Curitiba, todos os 75 bairros são atendidos pelo Projeto, além 13 bairros de 09 cidades da Região Metropolitana e em outros 51 bairros de 22 municípios do interior do Paraná. O plano de expansão do Projeto Povo prevê que mais 15 municípios serão beneficiados com a implantação desta modalidade de policiamento comunitário ainda neste ano de 2006, totalizando 47 cidades atendidas em todo o Paraná.

Nova sede

Foi inaugurado também o novo prédio do 5º Pelotão da 1ª Companhia do 16º Batalhão. O pelotão funcionava em uma casa locada e pequena, em uma região mais distante do centro. O novo local tem uma área construída de aproximadamente 200 metros quadrados, com garagem, alojamento, cozinha, refeitório, local para atendimento ao público e uma sala de cartório para fazer os termos circunstanciados.

O prédio era do estado e anteriormente funcionava a Receita Estadual. Foi readequado às necessidades da Polícia Militar, em uma parceria do Estado com a prefeitura e a comunidade local.

Voltar ao topo