PIB deve crescer de 4% a 4,5% em 2006, prevê Mantega

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, em entrevista no Palácio do Planalto, previu hoje que o Produto Interno Bruto (PIB) do País deverá crescer entre 4% a 4,5% em 2006. Ele disse que, pela primeira vez, o PIB fechará com expansão maior do que a inflação.

No início da mesma entrevista, o ministro havia estimado que a economia em 2006 cresceria de 4,5% a 5%. "Esses números nunca são muito precisos. Eu diria que nós já entramos numa rota de desenvolvimento sustentável", afirmou Mantega. Ele disse que a previsão de um crescimento entre 4,5% e 5% da economia é válida para o ano de 2007, e não de 2006.

O ministro relatou que, durante a reunião ministerial, fez um balanço das ações do governo na área econômica e destacou o aumento do crédito, da renda, do emprego e da massa salarial. "Estamos criando um grande mercado de massa", afirmou.

Ele ressaltou que, mesmo durante as turbulências internacionais deste ano no mercado financeiro, o governo baixou os juros. "Nossa vulnerabilidade externa continua diminuindo." O ministro fez ainda previsões otimistas: "Se houver novas oscilações no mercado externo, nós temos um mercado interno para dar sustentação ao crescimento.

Voltar ao topo