PIB cresceu em média 2,6% nos quatro anos do governo Lula

A média de crescimento anual do Produto Interno Bruto (PIB) nos quatro anos do primeiro mandato do governo Luiz Inácio Lula da Silva foi de 2,6%, segundo informou hoje o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No mesmo período, o PIB per capita teve crescimento médio real anual de 1,2%. Para se chegar ao PIB per capita, que ajuda a apontar o grau de crescimento de um país, basta dividir o PIB pela população.

Os resultados apurados nos últimos quatro anos diferem pouco dos oito anos anteriores, no governo Fernando Henrique Cardoso. No primeiro mandato de FHC, de 1995 a 1998, a média anual de crescimento do PIB também foi de 2,6%, enquanto a média do PIB per capita foi de 0,7%. No segundo mandato, de 1999 a 2002, a média anual de expansão do PIB foi de 2,1% e do PIB per capita, de 0,6%.

A gerente de contas trimestrais do IBGE, Rebeca Palis, explicou que o aumento da média de avanço do PIB per capita nos últimos quatro anos foi influenciado pela desaceleração do crescimento da população no período, em relação aos anos anteriores.

Ela apresentou também os dados de expansão média anual nos últimos 10 anos (1997 a 2006) do PIB (2,2%) e do PIB per capita (0,7%).

Voltar ao topo