PFL não vai interferir na escolha de Suplicy para presidência da CAE

O PFL não fará objeção ao acordo entre PMDB e PT para que o senador Eduardo Suplicy (SP) ocupe a presidência da Comissão de Assuntos Econômicos do Senado (CAE) do Senado. A CAE é considerada a comissão mais importante do Senado do ponto de vista econômico.

Como maior bancada, o PMDB tem o direito de fazer a primeira escolha na distribuição dos cargos das comissões. “Isso é um problema do PMDB”, afirmou o líder do PFL, senador José Agripino. “Nós não somos a base governista”, acrescentou, ao comentar o acordo.

O PFL quer ficar fora do entendimento em torno da CAE mas não abre mão de fazer a segunda escolha na divisão do poder na mesa. Se o PT ficar mesmo com a CAE, o PFL poderá optar pela Comissão de Constituição e Justiça ou pela Comissão de Relações Exteriores. “Caso o PMDB escolha a CAE, vamos ficar com a CCJ”, adiantou.

Mas o PFL não afasta a hipótese de vir a presidir a Comissão de Relações Exteriores caso este cargo venha a ser reivindicado pelo senador eleito Antonio Carlos Magalhães. O senador eleito Marco Maciel já avisou que não pretende ocupar nenhuma comissão.

A participação do PFL na mesa e nas comissões deverá ser definida amanhã, em reunião da bancada. Hoje, em encontro com senadores José Sarney e Renan Calheiros, Agripino não fez qualquer compromisso em torno da composição da mesa. O PFL quer ficar com a primeira vice-presidência e com a primeira secretaria, cargo disputado pelo PT, que pretende indicar o senador eleito Paulo Paim.

Voltar ao topo