PF deflagra Operação Bola de Fogo contra fabricação irregular de cigarros

A Polícia Federal cumpre hoje (10) 116 mandados de prisão e 135 de busca e apreensão em onze estados. A Operação Bola de Fogo pretende desarticular grupo que atua irregularmente na produção e comercialização de cigarros.

O grupo é acusado de fabricar e distribuir cigarros sem selo de controle, sem documentação fiscal ou com documentação fiscal irregular, usando empresas de fachada. Também há a cusação de prática de corrupção de servidores públicos para montagem de esquema de proteção em organismos fiscais e policiais.

Os cigarros eram trazidos clandestinamente do Paraguai sem pagamento de impostos. A Receita Federal informou que um dos grupos tem débitos tributários de aproximadamente R$ 800 milhões.

Segundo nota da Receita, as investigações começaram há um ano. O grupo também tinha participação no contrabando de gado, pneus, armas e drogas vindos de países vizinhos como Paraguai, Bolívia e Uruguai. Além de controlar contas bancárias em vários países, o líder do grupo controlava uma rede de empresas que seriam usadas para lavar o dinheiro obtido com as práticas criminosas de sua organização.

Voltar ao topo