Petroleiro morre em explosão em plataforma da Petrobras

O petroleiro Francisco Henrique dos Santos, de 48 anos, morreu no final da tarde de ontem, em acidente na balsa Alianza G-3 da empresa Ultra Petrol, na plataforma do campo petrolífero de Xareú, em Paracuru, a 80 quilômetros de Fortaleza. Segundo o Sindicato dos Petroleiros do Ceará houve uma explosão na hora que os operários limpavam o tanque da balsa.

Quatro petroleiros ficaram feridos, dois deles continuam hospitalizados. O corpo de Santos, que prestava serviço à Petrobras há seis anos, está no Instituto Médico-Legal de Fortaleza e deve ser liberado para sepultamento ainda hoje.

Ficaram feridos José Wilton da Silva e Manoel Filho, atendidos na própria plataforma e liberados. Os outros dois – Ramón Torres, de 53 anos, e Francisco Alexandre Filho, de 43 anos – foram transferidos para o Hospital Antônio Prudente, em Fortaleza, onde continuavam internados hoje à tarde.

Rámon sofreu politraumatismo e Alexandre teve que se submeter a uma cirurgia de reparação de pele. Eles não correm de risco de morte.

A Petrobras apura as causas do acidente e uma comissão deve divulgar um relatório sobre o caso em 15 dias. Segundo depoimento de Manoel Filho, que teve queimaduras leves, "houve uma explosão e fomos arremessados a uma altura de 20 metros, caindo dentro do mar. Foi horrível".

Voltar ao topo