Petrobras prevê oferta de 121 mi de metros cúbicos de gás por dia em 2011

Rio de Janeiro – O Plano de Negócios da Petrobras 2007-2011 prevê a distribuição para o mercado consumidor brasileiro de cerca de 121 milhões de metros cúbicos de gás natural por dia, dos quais 71 milhões serão produzidos nos campos nacionais. O volume é o equivalente à demanda esperada no caso de anormalidade no abastecimento interno de energia elétrica proveniente das fontes hídricas, o que implicaria na necessidade de despacho de todas as térmicas existentes no país, disse o diretor de Gás e Energia da Petrobras, Ildo Sauer.

Segundo ele, do total a ser disponibilizado ao mercado, 30 milhões de metros cúbicos serão fornecidos pela Bolívia, via Gasbol, com quem a Petrobras tem contrato de importação até 2019; enquanto outros 20 milhões de metros cúbicos diários serão garantidos pela importação de gás natural liquidificado.

Na avaliação de Sauer, no que diz respeito à área de gás e energia, o plano consolida o gás na matriz energética do país. ?Nossa projeção é de que a participação do gás como insumo na matriz energética brasileira passe dos atuais 9,5% para 11% em 2011?, disse.

Em 2005, o consumo de gás natural chegou aos 45,5 milhões de metros cúbicos, dos quais 24,8 milhões foram consumidos pela indústria e 7,1% pelas usinas térmicas.

Voltar ao topo