Petrobras capta US$ 750 mi com emissão de papéis no exterior

A Petrobras acaba de anunciar que concluiu, na quarta-feira da semana passada, através de sua subsidiária Petrobras Internacional Finance Company, a emissão no mercado internacional de US$ 750 milhões em Global Notes, com cupom de 8.375% e vencimento em 2018. A captação foi anunciada em comunicado à Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa), no qual a estatal também informa que pretende utilizar os recursos financeiros obtidos na operação para fins corporativos.

De acordo com a Petrobras, a operação, feita em dólares norte-americanos, constitui ?um marco para a companhia no mercado financeiro internacional”, por alcançar a meta estratégica de redução de custos ? paga o menor cupom entre todos os títulos emitidos pela subsidiária (uma empresa de energia com atuação internacional) ou pela própria Petrobras sem qualquer estrutura de mitigação de risco. Além desta, há também a extensão de prazo ? o prazo de 15 anos é o mais longo alcançado por um emissor brasileiro, excetuando o próprio governo, e considerando-se uma dívida sem garantias, permitindo à Petrobras estender o perfil de sua dívida, e sua curva de custo de endividamento.

A nota informa que a distribuição dos títulos entre investidores globais (tipo high grade, high yield e emerging markets), localizados em três continentes, reflete ?o amplo reconhecimento da qualidade do crédito Petrobras nos mercados internacionais de capitais, e o sucesso de seu programa de relação com os investidores?.

Voltar ao topo