Petrobras anuncia queda no fornecimento de gás, mas garante abastecimento

Rio de Janeiro – O  fornecimento de gás natural importado diariamente pelo Brasil da Bolívia diminuiu entre 10% e 15%, o que equivale a cerca de 4 milhões de metros cúbicos por dia.

Segundo a assessoria de imprensa da Petrobras, a queda no fornecimento já era prevista e é fruto da primeira etapa das obras de reparo do gasoduto Bolívia-Brasil (Gasbol). A estatal garante que a redução não afetará o abastecimento às regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste.

As obras começaram no último dia 11 e estão sendo feitas para reparar os danos causados pelas chuvas ocorridas na Bolívia em início de abril, que afetaram os dutos que transportam o gás natural para o país.

A Petrobras afirma que, após os reparos, o gasoduto voltará às condições normais, operando com capacidade plena, ou seja, transportando entre 24 e 26 milhões de metros cúbicos por dia. Esse volume corresponde a cerca de 50% de toda a demanda brasileira gás natural.

Em nota divulgada em 1o de novembro, a companhia brasileira informou que a primeira fase das obras deve ser concluída neste final de semana. No próximo dia 23 está prevista a segunda etapa, que deverá durar onze dias.

Voltar ao topo