Pesquisa do BC diz que expectativa de especialistas para inflação cede mais

Brasília – A expectativa de inflação anual caiu mais um pouco na avaliação de uma centena de analistas de mercado consultados pelo Banco Central na última sexta-feira. A estimativa para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que já era baixa na pesquisa da semana anterior, passou de 3,68% para 3,63%.

É o que revela o boletim Focus, divulgado nesta segunda-feira (4) pelo BC. A previsão dos entrevistados para o mês de agosto é de 0,23% e para setembro, de 0,30% em setembro. O IPCA de agosto será anunciado na próxima quarta-feira (6) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Apesar das reduções de curto prazo, a projeção de inflação para os próximos 12 meses aumentou de 4,51%, na semana passada, para 4,52%.

A expectativa dos especialistas para a inflação no varejo é menor ainda na capital paulista, onde o Índice de Preços ao Consumidor, da Fundação Instituto de Pesquisa Econômica (IPC-Fipe), da Universidade de São Paulo (USP) calcula reajustes acumulados de 2,14% no ano, ante 2,20% na pesquisa anterior.

A projeção de correção mais alta continua para os preços administrados por contrato, ou monitorados. Caso de combustíveis, energia elétrica, telefonia, educação, medicamentos, água, saneamento, transporte urbano e outros. Esse segmento de preços, que tem peso médio de quase um terço na composição do IPCA, prevê reajustes acumulados de 4,50%, tanto neste ano quanto em 2007, em linha com a meta de inflação definida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN).

Os entrevistados prevêem queda também nos preços do mercado atacadista, com o Índice Geral de Preços ? Disponibilidade Interna (IGP-DI) passando de 3,46%, na semana passada, para 3,42% nesta semana, embora o Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M) tenham mantido a previsão de 3,53%.

Voltar ao topo