Pequenas empresas expõem inovações em calçados

Nesta semana, de 15 a 18 de janeiro, o Sebrae paulista apóia a participação de 59 micro e pequenas empresas na 34 ª Couromoda – Feira Internacional de Calçados, Artigos Esportivos e Artefatos de Couro, que acontece, no Parque do Anhembi, em São Paulo.

As empresas são de Franca, Jaú, Santa Cruz do Rio Pardo, Birigui e Conchal, regiões atendidas por projetos de desenvolvimento setorial. No total, o Sebrae em São Paulo contará com uma área de mais de 1,1 mil m² na feira, dividida em cinco espaços, onde as empresas irão expor seus produtos.

Em um outro espaço, serão exibidos os primeiros resultados das coleções criadas pelos estilistas Valdemar Iódice, Isabela Capeto e Mário Queiroz, desenvolvidas com a consultoria técnica do Núcleo de Design da Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal).

"A parceria com a Assintecal foi elaborada para criar ações de integração de toda a cadeia do setor, e que resultem em propostas inovadoras, que agreguem valor à produção das empresas através do design", destaca Sônia de Almeida, gestora da cadeia de calçados na unidade de Desenvolvimento Territorial do Sebrae no Estado. "Nesta primeira oportunidade de demonstrar o que já foi realizado, tenho certeza que o resultado será muito positivo", completa. Os produtos desenvolvidos serão demonstrados pelos estilistas durante a São Paulo Fashion Week.

Segundo o vice-presidente de Moda e Design da Assintecal, Milton Killing, o trabalho de criação foi inspirado nas referências históricas, culturais e econômicas das regiões, gerando produtos com design contemporâneo e arrojado, sem perder as referências da identidade local. "Em cada cidade, foram realizadas pesquisas sobre o desenvolvimento da região, principais características geográficas e econômicas, além de aspectos diferenciados de cada comunidade", diz.

Além disso, o Sebrae paulista apoiará ‘A Fantástica Fábrica de Sapatinhos’, espaço criado em parceria com o Sindicato das Indústrias de Calçados de Birigui (Sinbi) para mostrar o universo de produção dos calçados infantis (indústria tradicional do município), e as preocupações com a saúde e o conforto deste público.

Expectativas

O Brasil é o terceiro maior produtor mundial de calçados, com um total de 720 milhões de pares/ano. O setor coureiro-calçadista movimenta mais de US$ 21 bilhões (vendas para mercado interno e exportação). No total, são 10 mil indústrias de todos os portes que empregam mais de 500 mil pessoas.

Entre os representantes dos grupos apoiados pelo Sebrae em São Paulo, está José Antônio Caleffi, da Dical Bolsas, de Conchal. "No ano passado nós (empresários de Conchal) participamos da feira mas sem objetivo de venda, a idéia era só mostrar os produtos, abrir mercado. Dessa vez o objetivo é retomar esses contatos e ter uma nova experiência, e as expectativas são muito boas", explica. Opinião semelhante à de Dirceu Semighini, da Tapiti Calçados, de Birigui. Com cinco anos de mercado, a empresa participa pela primeira vez de uma feira. "As condições de participação foram muito favoráveis com o apoio do Sebrae e da Prefeitura Municipal", comenta. A Tapiti integrará o estande da região de Birigui – com o lançamento de três novas linhas de produtos – e também do projeto de design feito em parceria com a Assintecal.

"O perfil das feiras mudou muito, hoje em dia o objetivo é mais fazer contatos com representantes e possíveis compradores", avalia Danilo Paulin da Cecília Ferrazzini, de Santa Cruz do Rio Pardo. Em sua quarta participação na feira, a empresa apresentará 11 novas linhas de sapatos femininos. "Com o dinamismo da moda hoje, temos investido em diferentes produtos para conseguir um melhor desempenho, e a feira é o melhor lugar para mostrar essas novidades", conta Paulin.

Para João Procópio, da Calçados Rossana, de Jaú, a presença na feira ainda é estimulada pela expectativa de recuperação do setor de calçados femininos em 2007. "No ano passado as vendas foram fracas, e a tendência é que este ano haja uma recuperação", analisa. Durante a Couromoda, a empresa vai expor sua nova linha de calçados para o inverno e alguns lançamentos da coleção de verão, em um total de 50 modelos. A recuperação do mercado interno também é o horizonte da Calçados Masson de Franca. "O mercado externo não tem mostrado muitas oportunidades por conta do câmbio", conclui Artur Masson, sócio-proprietário da empresa, que apresentará duas novas linhas de produtos durante a feira.

Voltar ao topo