Patrus Ananias diz que falhas do Bolsa-Família são minoritárias

O ministro do Desenvolvimento Social Patrus Ananias, disse hoje (16), em Curitiba, que os casos em que foram descobertas falhas ou fraudes para o recebimento do Bolsa-Família são "absolutamente minoritários, localizados, marginais no contexto maior das pessoas que são atendidas". Mas, segundo ele, precisam e serão identificados. "Vamos combater sempre, em todas as frentes, as eventuais fraudes", assegurou. De acordo com o ministro, os casos de fraudes estão sendo encaminhados ao Ministério Público para apuração.

No cruzamento dos dados oficiais descobriu-se, entre outras falhas, homens grávidos ou amamentando, crianças de menos de 6 anos ainda sendo amamentadas, bebês com escolaridade e pessoas com mais de 110 anos de idade. "São problemas localizados de cadastro", acentuou o ministro. Ele preferiu ressaltar que, no cruzamento com a Relação Anual de Informações Sociais (Rais), documento que indica o número de empregados formais, comprovou-se que o Bolsa-Família "está sendo focado de uma forma cada vez mais correta, pois os recursos estão chegando efetivamente às famílias que precisam".

Segundo Ananias, das 6,5 milhões de famílias que participam do programa, menos de 900 mil aparecem na Rais. "Portanto, aproximadamente 5,6 milhões de famílias são desempregadas ou sub-empregadas, que estão no mercado informal, presumivelmente vivendo a condição de alta vulnerabilidade social. E dessas 900 mil famílias que constam na Rais 70% estão rigorosamente dentro dos critérios do programa", afirmou. Ele disse que espera contar com os prefeitos para ter um cadastro correto e atualizado e uma fiscalização para que as crianças freqüentem a escola.

O ministro esteve em Paranaguá e em Curitiba para o lançamento do Sistema Único de Assistência Social, que permite a articulação de programas sociais federais e estaduais e a integração de ações de caráter emergencial, geração e transferência de renda, segurança alimentar e desenvolvimento social. Na solenidade também foi anunciado o programa estadual Empresa Solidária Construindo Inclusão, que pretende integrar empresas de Curitiba e região metropolitana em trabalho sociais.

Voltar ao topo