Paranavaí ganha em duas categorias no xadrez

O xadrez já tem seus campeões gerais nas quatro categorias nos 53.º Jogos Colegiais do Paraná (Jocop?s), que estão sendo disputados em Curitiba. Com o encerramento da etapa convencional, no Colégio Estadual do Paraná, foram conhecidos os colégios vencedores, somando-se os pontos dos jogos relâmpago e rápido. O Colégio Estadual Professor Bento Munhoz da Rocha Neto, de Paranavaí, foi o grande vencedor. Conquistou o primeiro lugar no masculino e feminino do Grupo A (15 a 17 anos). No masculino do Grupo B (12 a 14 anos), o campeão foi o Colégio Beta, de Foz do Iguaçu.

Já no feminino do mesmo grupo, subiu no ponto mais alto do pódio o Colégio Cec, de Cianorte. Em seguida ao anúncio da pontuação geral, a Secretaria de Estado da Educação e Paraná Esporte fizeram a premiação aos três primeiros colégios de cada grupo e sexo, com a entrega de troféus e medalhas aos alunos que se destacaram, entre eles o garoto Tainan Pântano Tomaz, do Colégio Rui Barbosa, de Cornélio Procópio, bicampeão do Grupo B.

Campeão também dos Jogos Escolares em 2005, em Brasília, Tainan valorizou mais uma vez os Jocop?s, como havia feito na fase regional, em Uraí. ?No Paraná não tem competição fácil. Há muita rivalidade entre as regiões do Estado?, percebeu, anunciando que em 2007 vai competir por Curitiba. ?Ainda estou escolhendo o colégio para estudar. Será uma honra competir por Curitiba, onde terei mais incentivos para participar de torneios e onde poderei ter um técnico?, espera Tainan, que atualmente treina sozinho ou com os pais. Com a nova conquista, ao completar 13 anos, o jovem de Cornélio Procópio já soma mais de 70 medalhas.

Paranavaí

De Paranavaí, um dos destaques é o jovem Sálvio Sakikobara, que competiu pela quarta e última vez nos Jocop?s ganhando três vezes. Já tem 17 anos. ?O nível este ano foi bom, mas foi mais fácil que em 2005?, conta Salvio, considerando a experiência acumulada e o grau intelectual por estar mais velho. Para ele, os Jogos Colegiais sempre foram uma boa oportunidade para rever os amigos da modalidade. Aline Rocha Leão, de 12 anos, de Cianorte, é bicampeã paranaense e segunda colocada geral do brasileiro. ?Cansei um pouco numa das partidas mais demoradas, mais não perdi o foco. Foi boa minha participação. Quanto mais se ganha mais fico motivada e mais tenho vontade de jogar?, anima-se Aline, que é filha do árbitro de xadrez, Milton Assis Leão.

Para o pai, que a ensinou jogar, a recompensa é ver Aline ganhando. ?Mesmo que não venha a ser uma profissional de xadrez, vendo-a utilizando o esporte como meio de lazer é animador, pois vai ganhando experiência e
conhecimento.?

Por Foz do Iguaçu, Hugo Caetano, de 13 anos, foi responsável pela conquista do primeiro lugar geral, ao ser o primeiro colocado no relâmpago e terceiro no convencional. É a primeira vez que ele participa dos Jocop?s. ?Gostei bastante. Enfrentei sete concorrentes para vencer?, conta Hugo, que aprendeu o básico para jogar com o pai, Pedro Caetano. ?Daí, ele se aprofundou?, orgulha-se Pedro.

Voltar ao topo