Susto

Viga de sustentação cede e compromete casas em Santa Felicidade

Moradora da Rua Irene Túlio, em Santa Felicidade, Terezinha Lucarelli assistia à novela Avenida Brasil, por volta das 21h de quinta-feira, quando escutou um estrondo. Ao correr para a janela para ver o que tinha acontecido, a aposentada percebeu o estrago da obra do condomínio de casas aos fundos de sua residência. “Foi um barulho horrível. Quando vimos o tamanho do buraco, ficamos todos assustados aqui em casa”, conta.

O ruído aconteceu devido à cortina de contenção da obra, que cedeu e comprometeu a estrutura de algumas casas próximas à construção. O acidente aconteceu durante a fase de escavação e, de acordo com engenheiro responsável da empresa, que preferiu não se identificar, a estrutura cedeu devido as chuvas dos últimos dias. Muita terra desmoronou e pilares de sustentação do condomínio cederam.

Para Terezinha, que acompanhou a obra desde o início, o acidente ocorreu porque tiraram muita terra do terreno. “Os operários e os caminhões tiraram muita terra daqui. Todos os dias eram toneladas e mais toneladas. Quando vi o tamanho do buraco, comentei com o meu marido que aquilo ia desabar”, diz. “Não foi a chuva, não. Nem choveu tanto assim. Eles tiraram mais terra do que devia”, comenta.

Fora de casa

Por orientação do Corpo de Bombeiros, moradores de quatro casas do condomínio aos fundos da obra tiveram que deixar às pressas suas residências entre o fim da noite de quinta-feira e início de madrugada de ontem. Eles foram encaminhados a um hotel, onde vão aguardar a resolução do problema. Todos os custos serão pagos pela construtora.

Na manhã de ontem, membros da Comissão de Segurança de Edificações e Imóveis (Cosedi) estiveram no local para avaliar os danos. Além disso, o órgão notificou o engenheiro responsável pela obra e exigiu a reconstrução do muro e da viga de sustentação.

Voltar ao topo