Malandragem dá um tempo

Viciados e desocupados tiram o sossego no Cristo Rei

Moradores do Cristo Rei, nas proximidades da esquina das ruas Ubaldino do Amaral e Francisco Alves Guimarães, denunciam os constantes assaltos contra pedestres. Existe um jardinete naquela esquina, que se tornou abrigo para diferentes pessoas durante todo o dia. Parte delas consome drogas no local. Moradores até mudam o caminho para evitar o local.

Quem mora por ali está com medo diante da frequência das ocorrências e prefere não se identificar. Segundo um dos porteiros de um prédio, grupos ocupam o jardinete e a parte de baixo do viaduto do Capanema. O porteiro revela que os moradores do condomínio reclamam da presença dos moradores de rua e usuários de drogas.

A reportagem do Paraná Online flagrou cinco pessoas sentadas e deitadas no jardinete na tarde de ontem. Quatro deles, quando perceberam que estavam sendo fotografados, deixaram o local. A quinta pessoa era uma mulher, que estava dormindo deitada na grama. Os muros do jardinete estão pichados.

Uma moradora da região contou que já sofreu dois assaltos quando passou pela esquina. O mesmo ocorreu com a irmã dela. “Todos aqui estão com muito medo. Você nem percebe a aproximação e, quando já vê, está ocorrendo a abordagem. Fora a quantidade de pessoas pedindo dinheiro nas ruas. A gente tenta mudar o trajeto, mas às vezes não consegue. Quando eu saio, separo uma bolsa velha e levo cópias de documentos”, revela a moradora.

Reforço

A assessoria de imprensa da Guarda Municipal informou que vai reforçar o patrulhamento na região do Cristo Rei. De acordo com o órgão, rondas são periódicas com seis viaturas e 12 motos. A direção da Guarda Municipal já analisa ações para reforçar a atuação no local. O Comando do 20.º Batalhão de Polícia Militar comunicou, por meio de nota, que o policiamento na área é feito com ações e operações especiais, além do policiamento de rotina. Alunos soldados da escola de formação, em cumprimento ao estágio operacional supervisionado, estão em toda a área da unidade no policiamento preventivo e ostensivo fardado.