Mercês

Veículos recebem bênção dos capuchinhos

Aproximadamente 300 litros de água benta foram preparados pelos freis capuchinhos que, durante esta sexta-feira (6), realizaram a tradicional bênção dos motoristas na Igreja das Mercês. Antes das 15h, mais de 20 mil carros já haviam passado pelo local e a expectativa era de que até as 21h mais 15 mil veículos fossem à igreja em busca de proteção.

Embora a bênção dos carros na primeira sexta-feira do ano seja uma tradição em Curitiba, em qualquer dia do ano, de segunda a sábado, há pelo menos um frei na Igreja das Mercês disposto a benzer as pessoas e seus objetos. Para os demais dias do ano, dois litros de água benta, em média, são preparados sempre com um dia de antecedência. “A cerimônia da água benta é rápida, leva 10 minutos, mas a benção tem um significado muito importante, o de despertar a fé nas pessoas que ao pedir proteção divina também refletem sobre a responsabilidade no trânsito”, explica o frei Pedro Cesário Palma. Na avaliação dele, uma pessoa com a vida espiritual em harmonia consegue reproduzir essa tranquilidade no seu cotidiano.

Com mais de 30 anos na ação de benzer os motoristas e fiéis, o frei Serafim de Oliveira, de 74 anos, diz que não pensa em parar de participar da tradição. “O número de carros e o trânsito mudou muito, mas acredito que quem vem em busca de proteção planeja ter um comportamento de respeito ao próximo na direção”, explica.

Tradição familiar

A família do caminhoneiro Reginaldo Ruffoni Queiroz pegou carona na prática adotada por ele com o caminhão da empresa. “Há dois anos eu trago o caminhão da empresa e, agora, decidi vir com a família e o meu carro, porque protege mesmo”, atesta. A médica Walesca Hyczy fez o namorado entrar na fila na fila para a bênção depois de receber o pedido da mãe por mensagem de texto no celular. “Ela está na praia, mas não deixou de avisar”, revela. “Depois vou trazer o meu carro”.

Confira aqui a galeria de fotos.