Denúncia

Vazamento gera multa para posto de combustíveis

Um vazamento de combustível no Posto Extra da Avenida Presidente Kennedy, no bairro Parolin, em Curitiba, acarretou uma multa de R$ 65 mil ao proprietário do estabelecimento.

O local foi inspecionado ontem pela Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) e pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente, com supervisão do Corpo de Bombeiros, que fez o primeiro atendimento, e apoio técnico do Instituto Ambiental do Paraná (IAP).

Foram cerca de 400 litros de gasolina que vazaram de um dos tanques subterrâneos do posto, o que foi descoberto depois de denúncia de cheiro de combustível feita por vizinhos do estabelecimento nesta semana.

Por determinação da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, o posto deveria esvaziar o tanque ainda na noite de ontem, para que se possa investigar as causas e a proporção do vazamento.

Além de pagar a multa, a empresa vai ter que fazer um plano de recuperação dos danos causados. Mesmo com o incidente, o posto continua funcionando. Apenas o tanque investigado foi interditado pelas equipes de vigilância.

A Sanepar informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que eliminou a ligação de esgoto do posto, porque poderia impactar no tratamento da água. Enquanto o posto não regularizar a situação, a Sanepar não deve refazer a ligação. A estação de tratamento está sendo monitorada por técnicos da Sanepar para averiguar como o tratamento pode ter sido prejudicado.

Procurado pela reportagem, o Extra se manifestou por meio de nota, na qual afirma que “realiza constantemente testes de estanqueidade com empresa contratada e especializada, sendo que o último laudo confere total regularidade ao posto em questão”.

Ainda de acordo com o Extra, o teste mencionado foi realizado no último dia 6. “A rede firmou recentemente acordo com a Secretaria do Meio Ambiente do Paraná para avaliar toda e qualquer manifestação dos moradores vizinhos à região, e se mantém a total disposição dos órgãos competentes para os esclarecimentos necessários”, completa a nota divulgada pela empresa.