Vacinação contra a rubéola intensificada neste sábado

As unidades de saúde dos 399 municípios do Paraná concentram esforços neste sábado (13) para vacinar cerca de 1 milhão de homens e mulheres com idade entre 20 e 39 anos, que ainda não foram vacinados contra a rubéola. “Será mais um dia D no combate à rubéola e a Síndrome da Rubéola Congênita, com postos de vacinação fixos e itinerantes”, afirma o secretário de Estado da Saúde, Gilberto Martin.

Segundo o secretário, os homens evitam a vacinação por acreditarem que é algo relacionado a crianças e idosos. “É preciso esclarecer que, ao se vacinar, não vão somente se proteger da rubéola, mas contribuir para o bloqueio da doença”, ressalta Martin.

Até o momento, os índices nacionais apontam para 75,69% de cobertura vacinal, ou seja, dos 70 milhões de brasileiros que são alvo da campanha, 52,8 milhões estão imunizados. No Paraná, a cobertura está em 74% – destes, 76,9% correspondem ao público feminino e 71,1% ao masculino.

A campanha que iniciou em 9 de agosto tem o apoio para divulgação dos três principais clubes de futebol da capital – Atlético Paranaense, Paraná Clube e Coritiba. Neste sábado (13), um posto de vacinação itinerante estará aberto na Arena da Baixada, durante o jogo do Atlético Paranaense contra Portuguesa.

A erradicação do vírus integra um compromisso internacional do país. Estima-se que até 2010, essa meta seja atingida. Com o bloqueio do vírus, serão evitados não só a manifestação da rubéola, mas também a Síndrome da Rubéola Congênita, que ocorre quando a gestante desenvolve a doença e transmite ao feto. Com isso, o recém nascido tem grandes possibilidades de apresentar glaucoma, catarata, surdez, cardiopatias, hepatite e retardo mental.