UTFPR realiza seu primeiro vestibular

Terá início amanhã, às 9h, o primeiro vestibular da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), antigo Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná (Cefet-PR). No total, 11.142 candidatos estarão concorrendo a 1.831 vagas em 42 cursos de nível superior, ofertados em seis campi – Curitiba, Ponta Grossa, Cornélio Procópio, Campo Mourão, Medianeira e Pato Branco.

Segundo o presidente da comissão de vestibular, Hans Gerhard Peters, o concurso de 2006 tem 542 inscritos a mais do que o realizado no início de 2005. Porém, o aumento não é atribuído à transformação do centro em universidade. ?É normal que o número de pessoas inscritas seja maior a cada ano. Isso acontece devido à oferta de novos cursos. Em 2006, por exemplo, começaremos a oferecer o curso de Atividades Físicas de Academia, no campus de Curitiba?, afirma.

O primeiro vestibular da universidade deve acontecer sem novidades, não sendo diferente do concurso realizado pelo antigo Cefet. A expectativa é de que, apenas para o vestibular de 2007, seja adotado sistema de cotas raciais e sociais. ?Vamos iniciar estudos para saber se o sistema de cotas é viável. Porém, por enquanto, o vestibular continua sendo realizado normalmente.?

Amanhã, serão realizadas as provas de Língua Estrangeira (inglês ou espanhol), Biologia e Língua Portuguesa, que inclui Redação e Literatura. Na segunda-feira, serão feitas as provas de Física, Geografia e Química. Na terça-feira, Matemática e História. Todas as questões dos exames, com exceção da Redação, são de múltipla escolha. ?Devemos divulgar o resultado do vestibular no dia 3 de fevereiro. O início do ano letivo varia em cada campus, em função de atrasos de calendário provocados por greves realizadas em anos anteriores. Em Curitiba, o ano letivo começa em 20 de março?, comenta Hans.

Nos dias de concurso, os candidatos deverão comparecer aos dez locais de prova (três em Curitiba) munidos de carteira de identidade e ficha de inscrição, obtida via internet. Será proibido o uso de relógios, telefones celulares e bonés. Com exceção de água, os candidatos não poderão ingerir qualquer tipo de bebida ou alimento. Quem tiver que comer em função de problemas de saúde ou tomar medicamentos terá que solicitar atendimento especial. Deficientes físicos têm direito à banca especial, sendo que até agora já foram solicitadas três, sendo uma em Ponta Grossa e duas na capital.

As provas têm início às 9h, mas os inscritos terão que comparecer aos locais às 8h. Os portões são fechados às 8h45 e o tempo mínimo de permanência em sala de aula é de uma hora e quinze minutos. O término dos exames acontece às 12h30. Maiores informações sobre o vestibular podem ser obtidas através do site www.utfpr.edu.br ou www.cefetpr.br. 

Voltar ao topo