Vergonha

Usuários de CMUMs seguem reclamando da falta de médicos

Usuários dos Centros Municipais de Urgências Médicas (CMUMs) seguem reclamando da falta de médicos. O problema vem se estendendo desde o fim do mês passado, quando a responsabilidade passou para a Fundação Estatal de Atenção Especializada em Saúde (Feaes). O autônomo Alan Nascimento, que buscou atendimento no Boqueirão ontem pela manhã, disse que os funcionários da recepção admitem a falta de médicos e mandam as pessoas embora.

Já o garçom Claudemir Marques, que acompanhava um colega com a perna inflamada, procurou atendimento nos CMUMs Sítio Cercado e Pinheirinho, mas como estavam sem médicos, foram aconselhados a procurar a unidade do Fazendinha. “Esperamos 8 horas na fila”, relata. Segundo o Sindicato dos Médicos do Paraná (Simepar), os salários da Feaes eram pouco atraentes para os médicos, o que fez com que muitos dos aprovados no primeiro processo seletivo não comparecessem ao trabalho.

Matheos Chomatas, assessor especial de gestão da prefeitura, justifica que houve problema na folha de pagamento dos médicos, mas foi corrigido no Simepar. “Não foi processado o descanso semanal remunerado, o que interferiu nos cálculos”, e avisa ainda que o salário já foi ajustado. “O Processo Seletivo Simplificado ainda está em andamento. Vamos prorrogar o prazo por mais uma semana para que novos interessados apareçam”, explica. “Temos 42 inscrições. Com a prorrogação nas inscrições e com a divulgação da nova informação do salário, a expectativa é chegarmos a pelo menos 75 inscritos”, diz. O edital está no site: www.feaes.curitiba.pr.gov.br.

Esclarecimentos

Chomatas explica que, para solucionar o problema o quanto antes, a Feaes fará contato com os 67 profissionais contratados esclarecendo o equívoco no cálculo do salário para que voltem logo ao trabalho.