Unidades de Conservação do Litoral contarão com ajuda

Programa de Voluntariado nas Unidades de Conservação (VOU), do Instituto Ambiental do Paraná, vai contribuir para o funcionamento dos parques no Litoral do Estado. Até dezembro, mais de 500 pessoas participaram das 8 mil horas de atividades coordenadas pelo VOU. Nesta temporada, as Unidades de Conservação que irão receber voluntários são o Parque Pico do Marumbi, Parque Rio da Onça, Floresta Estadual do Palmito, Caminho do Itupava e o Parque Estadual da Ilha do Mel.

A maioria dos serviços voluntários é prestada durante os finais de semana e feriados – períodos em que se tem uma maior procura pelas áreas protegidas. As pessoas cadastradas no Programa desempenham atividades como o auxílio e informação aos visitantes, desenvolvimento de projetos e pesquisas em educação ambiental e manutenção de trilhas e instalações físicas, além de prestar apoio às populações vizinhas às unidades.

A assistente administrativa Vanessa Bernardi, curitibana de 20 anos, é uma das voluntárias. Nos últimos quatro meses, ela atuou no Parque Estadual Pico do Marumbi, na Serra do Mar. Vanessa contou que suas principais funções são o atendimento aos visitantes, oferecendo orientações sobre a unidade de conservação e noções de conscientização ambiental. “Amo a natureza e me identifico muito com a causa ambiental. É uma delícia poder ajudar”, comentou.

O estudante de sistemas de informação Wilson Siqueira Mendes Neto, 25 anos, gosta de trocar os programas de informática para trabalhar como voluntário nos finais de semana no parque Pico do Marumbi. Voluntário há três meses, Wilson trabalha no cadastramento dos visitantes do parque, no corte da grama e limpeza dos alojamentos. Segundo ele, o contato com a natureza lhe faz bem. “Eu sempre gostei de mato, de montanha, do contato com a fauna e a flora. Ser voluntário é um jeito de estar sempre por perto disso tudo”, disse.

O Parque do Marumbi e o Caminho do Itupava vão contar com a colaboração de dois voluntariados por final de semana até o final da temporada. Eles vão se revezar no atendimento a visitantes, ações de educação ambiental e manutenção de trilhas.

Inscrições

Quem deseja participar do Programa do Voluntariado deve ter mais de 18 anos e se cadastrar no escritório do IAP mais próximo. O voluntário recebe alimentação, hospedagem e um seguro de vida durante o período de atuação. Outras informações sobre o Programa de Voluntariado nas Unidades de Conservação podem ser encontradas no endereço eletrônico do IAP (www.uc.pr.gov.br), no link Programa de Voluntariado nas UCs do Paraná.

Voltar ao topo