Umuarama comemora 48.º aniversário

O município de Umuarama completa hoje 48 anos, com muitos motivos para comemorar. Uma das razões é a questão econômica, que até 97 estava centrada na pecuária e agora começa a ganhar destaque também na agricultura, com o melhor aproveitamento do arenito caiuá. Segundo o prefeito Fernando Scanavacca, a agricultura deve injetar este ano R$ 40 milhões no município. Cerca de 60% da receita de Umuarama vem da pecuária e agricultura.

“A agricultura fez com que a região toda se desenvolvesse”, comentou o prefeito. Segundo ele, a área agrícola passou de 20 mil hectares para 250 mil em cinco anos. As suas metas incluem, até o final de 200, asfaltar 100% do município – hoje é em torno de 90%, segundo o prefeito -, oferecer 100% de água tratada, iluminação pública e entre 75% e 80% de esgoto tratado. “Apenas cidades de primeiro mundo contam com esses índices.” Outras prioridades serão o incentivo da fruticultura e da floricultura.

Capital da Amizade

Conhecida como a “Capital da Amizade”, a cidade conta com cerca de 100 mil habitantes. Encontra-se em posição privilegiada em relação ao Mercosul. Está a 110 km da fronteira com o Paraguai (em Salto del Guairá), a 290 km da fronteira com a Argentina (em Foz do Iguaçu), e 595 km de Curitiba (capital do Paraná), na região Noroeste do Estado.

A geração de emprego se destaca com mais de 1.300 estabelecimentos comerciais e outros 300 industriais, além de 2.200 prestadores de serviços. Da mesma forma, Umuarama já é destaque como o 2.º maior pólo moveleiro do Paraná. Já na pecuária destaca-se com um dos maiores rebanhos bovinos e a sua Exposição Agropecuária, realizada anualmente, proporciona grandes oportunidades de negócios e mais de 200 mil visitantes.

Umuarama também possui um centro médico de ponta, referência com suas clínicas e hospitais. No atendimento público, reformas e programas estratégicos garantem atendimento digno às pessoas, começando pela Maternidade Municipal (citada pelo Ministério da Saúde como o 4.º melhor hospital do Brasil) até o agendamento de consultas e na distribuição de medicamentos.

A construção civil é outro ponto que determina o ritmo de crescimento de Umuarama. De 1997 a 2001, a média anual da construção civil tem sido de aproximadamente 118 mil m2. No ano de 2002 o setor fechou com um dos maiores números de projetos aprovados nos últimos oito anos, com 141.092,97 m2. Para se ter uma idéia, o maior índice dos últimos anos foi em 1998, com 127.367,66 m2.

Voltar ao topo