UFPR faz até dez chamadas adicionais

O aluno que presta vestibular e não fica de olho na divulgação das chamadas posteriores à primeira etapa de matrículas pode perder a vaga por pura falta de atenção. As instituições divulgam, mas as vagas que não são ocupadas geram mais e mais chamadas complementares: na Universidade Federal do Paraná (UFPR), por exemplo, elas chegam a dez, quando necessário. Quem está na lista e não efetua a matrícula na data agendada, automaticamente cede a vaga ao próximo da fila.

Na última sexta-feira (10), a UFPR divulgou a primeira lista contendo os nomes dos candidatos que podem efetuar matrículas em vagas que sobraram da primeira chamada. São 226 pessoas que nesta quinta-feira (16) devem fazer o registro acadêmico. A professora Rosana de Albuquerque Sá Brito, do Núcleo de Acompanhamento Acadêmico da UFPR, acredita que o número elevado se refere principalmente àqueles que abandonaram a vaga porque passaram em outra universidade. "Todo ano a gente tem percentual grande de candidatos que não vêm efetuar o registro", revela. Além destes, há também os treineiros, que tiveram oportunidade de fazer vestibular na instituição pela primeira vez este ano, mas não podem efetuar a matrícula por não terem terminado o ensino médio, e ainda vestibulandos que se inscrevem pelo sistema de cotas, mas não se encaixam no perfil determinado.

O número de chamados nesta segunda etapa corresponde a 5,2% das 4.338 vagas que a universidade ofereceu no processo seletivo deste ano. As vagas que sobram são divulgadas na imprensa e no site da instituição, mas o preenchimento depende do acompanhamento do aluno. No entanto, o grande número de chamadas efetuadas na UFPR exige atenção até de quem não nutre mais esperanças em entrar. "O processo seletivo só se encerra no momento em que há o ingresso na universidade e começa-se a assistir às aulas", enfatiza a professora. "Até lá, a pessoa ainda é candidato, e não aluno. Se não cumprir com todas as obrigações no processo de matrícula, pode perder a vaga." A próxima chamada complementar da UFPR será divulgada em 14 de março.

Voltar ao topo