UFPR divulga relação de aprovados até 21 de janeiro

vestiba211204.jpg

Vestibulandos fizeram ontem as provas específicas para cada curso.

Depois de um ano inteiro de estudos e uma maratona de provas, só resta aos vestibulandos da Universidade Federal do Paraná (UFPR) esperar. Terminou ontem o processo seletivo. Dos 16.199 estudantes que passaram para a segunda fase, 9.802 fizeram provas específicas relacionadas ao curso pretendido. No domingo faltaram 250 candidatos e ontem mais 195. O resultado do concurso deve ser divulgado até o dia 21 de janeiro.

Ao contrário dos dois dias de prova anteriores, ontem os portões fecharam às 13h30 e não houve os 10 minutos de tolerância. Segundo o reitor, Carlos Moreira Júnior, o trânsito estava fluindo bem nas proximidades dos locais de prova e os vestibulandos não tiveram problemas. Ele pediu ajuda da Polícia Militar para organizar o tráfego.

Dos 47 cursos, 15 não tiveram provas específicas e os vestibulandos terminaram o concurso no domingo mesmo com as provas de redação e interpretação de texto. Ontem foram aplicadas seis provas: História, Geografia, Matemática, Física, Química e Biologia. Mas cada candidato respondeu apenas a duas delas, relacionadas ao curso pretendido. Ana Caroline Hackbarth, 17 anos, por exemplo, tentava Agronomia e testou seus conhecimentos em Biologia e Química.

Na primeira fase, os vestibulandos também tiveram que fazer essas provas, mas agora as questões cobravam mais conhecimento. Eram 10 questões objetivas e cinco discursivas em cada matéria. "Achei mais difícil do que na primeira fase", comenta Ana. Ela teve dificuldade para responder algumas questões discursivas. "Se a média não for muito alta, eu consigo passar", pondera.

Leonardo Villa Verde, 17 anos, também tenta Agronomia. Fez provas de Química e Biologia e também achou as questões desta fase mais complicadas. "Mas quem estava preparado conseguiu responder. Estou confiante", afirma. A única reclamação que ele tinha era o fato de ter que vir duas vezes para Curitiba. "Moro em Cascavel e ficou mais caro", explica. A primeira fase do concurso foi realizada no dia 28 de novembro.

Já os estudantes que tentavam vaga em Música, Desenho Industrial e Arquitetura e Urbanismo tiveram de fazer prova de habilidades específicas, testando os conhecimentos sobre música e a capacidade para desenhar, por exemplo. Para o reitor, os candidatos que faltaram ontem devem ter ido mal nas provas no domingo e desistiram de concorrer.

Cotas

Nesta fase passa a valer o sistema de cotas. A liminar que impedia a adoção do sistema foi derrubada na semana passada pelo Tribunal Regional Federal da 4.ª Região, em Porto Alegre. A universidade está reservando 20% das vagas para estudantes de escolas públicas e 20% para afro-descendentes. Para o reitor, mesmo com todas as mudanças implantadas neste vestibular, o processo seletivo transcorreu de maneira tranqüila, sem qualquer incidente. Nove estudantes participaram de bancas especiais e dois fizeram prova em hospital, como no domingo.

Notas das 2 fases serão somadas

Para compor a nota de cada candidato, não serão descartados os resultados obtidos na primeira fase. Todas as notas serão somadas e divididas pela pontuação total que ele deveria ter obtido caso acertasse todas as questões em todas as provas. Hoje a tarde começam a ser corrigidas algumas provas. Mas a correção das redações só começa no dia 27. Mais de cem professores devem trabalhar para corrigir as questões discursivas.

A universidade também espera inovar na aplicação do trote aos calouros. Está fazendo uma campanha pelo trote humanizado. "Vamos receber os estudantes com dignidade e respeito. Mas terá banho de lama e muita alegria", fala Moreira Júnior.

O resultado será divulgado até o dia 21 de janeiro, mas poderá ser antecipado conforme o ritmo de correção das provas. O estudante pode verificar a lista de aprovados na internet (www.nc.ufpr.br) ou afixado nas janelas do prédio de administração do Centro Politécnico. No início, havia 44.727 candidatos inscritos. (EW)

PUC faz vestibular hoje e amanhã

Os candidatos ao vestibular da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) contarão com um esquema especial montado pela Diretran para garantir o acesso fácil dos vestibulandos que farão provas hoje e amanhã no campus do Prado Velho, em Curitiba. A recomendação da Urbs, empresa responsável pelo transporte, e da Diretran, que é o órgão municipal de trânsito, é para que os candidatos programem o horário de saída e que procurem ir para o local de provas mais cedo. A orientação vale tanto para os que vão de ônibus quanto para os que irão de carro.

Hoje as provas começam às 14h50 e devem terminar até 18h. Amanhã haverá provas das 7h às 12h e das 14h50 às 18h30. São esperados 12 mil candidatos no campus Curitiba. Assim como ocorreu durante as provas da Universidade Federal do Paraná, o esquema para o acesso à PUC terá área reservada apenas para o desembarque e embarque dos vestibulandos na Rua Imaculada Conceição, em frente à universidade. Será proibido estacionar no trecho entre as ruas Jóquei Clube e Comendador Roseira.

Na Rua Comendador Roseira, entre a Iapó e Imaculada Conceição, só será permitido o acesso dos ônibus das linhas Bom Retiro – PUC; Raquel Prado – PUC e Interbairros I, que entrarão na contramão neste trecho da Comendador Roseira, para permitir o desembarque dos candidatos. Os demais veículos não poderão entrar na Comendador Roseira neste trecho, mas poderão acessar a Imaculada Conceição entrando na Rua Iapó, à direita, e depois à esquerda na Rua Jóquei Clube.

A saída dos carros que estiverem na Imaculada Conceição deverá ser feita seguindo por esta mesma rua ou entrando à direita, na Guabirotuba. Será proibida a conversão à esquerda para quem estiver na Imaculada Conceição e quiser acessar a Guabirotuba em direção ao Teatro Paiol (sentido Água Verde).

Quem vem pela Guabirotuba, sentido Jardim Botânico – PUC (acesso pela Comendador Franco) não poderá fazer a conversão à esquerda na Rua Iapó. Os motoristas terão que fazer o "P", seguindo até a Francisco Nunes à direita, entrando na Chile, também à direita, para então acessar a Rua Iapó novamente à direita. Quem vier pela BR-476 (antiga 116) passando pela Avenida Salgado Filho, que tem o seu prolongamento na Imaculada Conceição, também deverá ter paciência no trânsito.

Voltar ao topo