UFPR começa ano letivo amanhã

Professores e dirigentes da Universidade Federal do Paraná estarão recepcionando amanhã os mais de 23 mil estudantes dos cursos de graduação, incluindo os aprovados no último vestibular e os cotistas raciais e sociais. Para os calouros, foi preparada uma programação especial que irá durar toda a semana e vai desde palestras sobre as diversas áreas, a visitas aos laboratórios e unidades de pesquisa e gincanas ou atividades voluntárias como doação de sangue.

O reitor Carlos Augusto Moreira Jr. estará nos setores explicando o projeto de políticas afirmativas que permitiu o acesso de 1.297 estudantes pelo sistema de cotas. A primeira palestra será às 8h30 de amanhã, no Setor de Ciências Sociais Aplicadas, campus do Jardim Botânico. Depois, às 10h, haverá nova conferência, desta vez no Setor de Ciências Jurídicas.

Cada centro acadêmico também preparou uma programação especial para a semana, como parte do projeto Trote Solidário, que proíbe brincadeiras agressivas. Assim, o Centro Acadêmico Hugo Simas do curso de Direito promove três palestras diárias com profissionais da área. Os estudantes do curso de Medicina Veterinária terão uma confraternização no Restaurante Universitário e dia 2 de março estarão visitando a Fazenda do Canguiri. Já os novos alunos do curso de Gestão da Informação estarão participando na terça-feira de mesa-redonda com ex-estudantes da instituição.

Uma das novidades nessa volta às aulas é a instalação de totens para que os estudantes possam acompanhar sua vida escolar. Dois deles já estão funcionando no prédio da Praça Santos Andrade. O estudante encontra um computador em que poderá acessar a intranet e saber sobre matrícula, se a documentação entregue está correta, as disciplinas que já cursou e está cursando e até as notas poderão ser conferidas com mais facilidade. Dentro de pouco tempo serão instalados computadores para acesso dos alunos em todas as unidades da UFPR, de acordo com a coordenadora do Núcleo de Acompanhamento Acadêmico, Rosana Albuquerque.

Voltar ao topo