UFPR adia decisão sobre novo Enem

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) instituiu uma comissão para discutir o formato do vestibular que deverá utilizar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como instrumento de avaliação e seleção dos candidatos.

Os nomes da comissão foram definidos depois que o Conselho Universitário adiou a emissão do parecer sobre o assunto, se beneficiando de uma decisão do Ministério da Educação (MEC), que deu um novo prazo para o posicionamento oficial das universidades para até 19 de maio. A UFPR quer agora aproveitar o novo prazo para debater de forma mais ampla a utilização do Enem no vestibular.

De acordo com a pró-reitora de Graduação da UFPR, Maria Amélia Sabbag Zainko, o posicionamento oficial da universidade deveria ser anunciado ontem. O Conselho Universitário aproveitou, no entanto, para nomear a comissão, que conta com representantes da sociedade civil, e que vai elaborar a proposta que deverá ser apresentada aos conselheiros até o prazo final dado pelo MEC.

Para ela, a comissão deve preparar os elementos para reflexão e deliberação do Conselho Universitário. “A intenção é de que haja uma análise de diferentes dimensões, para subsidiar uma decisão embasada dos conselheiros”, afirma.

Segundo Maria Amélia, a comissão também deve ouvir representantes da Secretaria de Estado da Educação e das comissões de educação dos legislativos municipal e estadual.

De acordo com o MEC, as universidades têm quatro opções de adesão ao novo Enem. Para a pró-reitora, entretanto, a ideia mais plausível seria associar a prova do Enem com o processo de seleção que já é desenvolvido pela UFPR. “Assim, a utilização do Enem teria efeito na composição da média dos candidatos”, afirma.

Voltar ao topo