Acidente ferroviário

Trem da ALL descarrila em Ortigueira

Um descarrilamento de vagões da América Latina Logística (ALL), ontem pela manhã, em Ortigueira, centro do Paraná, deixou trecho da ferrovia próximo à Serra do Cadeado fechado durante quase todo o dia.

Ao todo, 24 vagões foram atingidos, dos quais sete descarrilaram e 17 ficaram tombados. A composição, composta de três locomotivas e 88 vagões, seguia de Apucarana, no noroeste, em direção a Paranaguá, no litoral. Não houve vítimas.

O acidente ocorreu por volta das 6h, na saída do pátio ferroviário. A composição carregava soja e açúcar; sete mil toneladas dos produtos ficaram espalhados pelos trilhos. A locomotiva levava ainda vagões-tanque carregados de combustíveis. Essa carga, porém, não foi afetada.

A assessoria de comunicação da ALL informou que técnicos e engenheiros estiveram no local ontem para construir uma variante de 200 metros para servir como desvio.

A área onde houve o acidente é de zona rural, e, segundo informações da empresa, não há moradores próximos ao local. O transbordo da carga, que depende da liberação da ferrovia (o que deveria ocorrer ainda ontem à noite), está marcado para a manhã de hoje. Os vagões danificados devem ser retirados no prazo de 15 dias.

A ALL vai abrir uma sindicância para apurar as causas do incidente. A assessoria de imprensa informou que a empresa descarta erro do maquinista José de Oliveira Bernardes e que trabalha com a hipótese de falha mecânica ou nos trilhos.

Essa não é a primeira vez que há descarrilamento de trens na região este ano. O mais grave aconteceu em fevereiro, quando cinco vagões, carregados com 50 mil litros de álcool cada, tombaram próximos a residências, correndo risco de explosão.