Travessia da Baía de Guaratuba terá licitação

Até o final do mês, o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR) vai lançar o edital de licitação que vai conceder o direito à exploração do transporte coletivo aquaviário de veículos e passageiros na travessia da Baía de Guaratuba, popularmente conhecido como ferryboat. O secretário de Estado dos Tranportes, Rogério Tizzot, que está respondendo pelo DER-PR, já publicou edital comunicando a realização da licitação. ?Estamos dando um tempo de preparação às empresas que estejam interessadas em participar da concorrência?, diz.

Atualmente, quem faz o transporte é a empresa paranaense F. Andreis, que venceu a última licitação há dez anos e cujo contrato, passível de prorrogação, terminou em outubro. ?Poderíamos prorrogá-lo por mais tempo, mas queremos dar chance a outras empresas que estejam interessadas em fazer esse transporte?, diz o secretário. O tíquete da travessia para carros custa R$ 4,90, considerado relativamente justo pelo governo. ?O lucro que eles têm no verão, acaba se diluindo na baixa temporada.?

O anúncio da licitação pegou de surpresa o gerente de contratos da F. Andreis, Valdir Boligon, que estava no Rio de Janeiro. ?Tivemos uma prorrogação temporária, mas havia a possibilidade da abertura da licitação. Já que vai acontecer, vamos participar?, disse, resignado. O próximo contrato, que deve ser assinado já em abril, terá novamente dez anos de duração e estará aberto a empresas de todo o Brasil. Ao menos no Paraná, Boligon acredita que não haja muita concorrência.

Voltar ao topo