Telêmaco Borba realiza moblização contra o tabagismo nesta sexta

Na próxima sexta-feira (30), O Ambulatório Municipal de Telêmaco Borba estará mobilizando a comunidade com atividades de exposição e distribuição de material informativo, avaliação do grau de dependência da nicotina, panfletagem, informações sobre o Dia Mundial de Combate ao Tabagismo (sábado, 31). Junto com a moblização, durante essa semana, as escolas do municipio estarão trabalhando o tema: "Juventude livre do tabaco".

Obstáculo

 aos fumantes, atingindo de forma ampla e danosa a todos e ao meio ambiente.

Salvar a próxima geração da dependência do fumo é o enfoque do vindouro Dia Mundial do Não Fumar, que terá lugar em 31 de maio.

Um dos grandes obstáculos para o controle do tabagismo é o fato do consumo ser aceito pela sociedade como parte de um "estilo de vida". As crianças crescem num ambiente onde os cigarros são anunciados e vendidos em todo lugar, onde o fumar é inserido como comportamento desejável pelos meios de comunicação, onde pessoas respeitadas e admiradas fumam.

Mudança de comportamento

É fundamental, portanto, tentar mudar o comportamento da sociedade, através deste grupo, mostrando que fumar deixou de ser considerado apenas um hábito para ser uma dependência, cujos malefícios não se limitam só

As crianças e os adolescentes constituem um importante segmento a ser trabalhado, pois se encontram na fase de formação da consciência crítica, da construção da auto-estima, da formação de crenças e da incorporação de hábitos que os acompanharão por toda a vida adulta. É importante que sejam orientados a possuir uma comunicação segura (assertiva) e uma capacidade de decidir bem desenvolvida, entendendo a saúde como um requisito insubstituível tão importante quanto outros, tais como beleza, inteligência, etc, reforçando sua responsabilidade sobre seu próprio corpo e sobre o meio ambiente.

Vários são os elementos que colaboram para que uma criança ou adolescente venha a adquirir o hábito de fumar: publicidade em torno do cigarro, pelos exemplos que tem dentro de casa e pela influência dos colegas.

Público Jovem

Através da publicidade a indústria do tabaco elegeu sutilmente o público jovem como mantenedor dos seus lucros, uma vez que o público adulto além de já estar conquistado, está mais próximo a perecer devido ao acometimento das doenças associadas ao uso do tabaco.

Já os pais devem observar seus comportamentos, pois todas as crianças imitam os pais, quer seja em bons exemplos ou maus exemplos. Inconsciente o pai que pede para o filho acender o cigarro o está incentivando a fumar; bem como quando os pais não respeitam os filhos e fumam com eles em ambiente fechado, estão fazendo de seus filhos fumantes passivos. Tanto os pais quanto os professores, são referência de comportamento e conduta e não devem fumar ou pelos menos não fumar perto de crianças e adolescentes.

Outro fator importante é a pressão exercida pelos colegas e amigos, chega a ser muito maior do que a que os pais exercem para que principalmente os adolescentes iniciem o hábito de fumar,. Acreditam que se fumarem serão melhor aceito no grupo e pelo fato de provarem que são capazes.

Portanto, não devemos nos surpreender com o fato de as drogas exercerem tão grande atração sobre os adolescentes. Eles precisam de segurança e aceitação; por isso, são presas fáceis daqueles que lhes prometem um mundo quase inacreditável de sensações e bem-estar psicológico.

Voltar ao topo