Curitiba

Telão leva à Boca Maldita as emoções da vitória do Brasil

A segunda vitória do Brasil na Copa do Mundo, com o placar de 3 a 1 sobre a seleção da Costa do Marfim, foi acompanhada na Boca Maldita, no Centro de Curitiba, por torcedores de todos os bairros da cidade e da região metropolitana na tarde deste domingo (20). O telão de 364 polegadas instalado pela Prefeitura de Curitiba no calçadão da Rua XV de Novembro transmitiu ao vivo todas as emoções do jogo que classificou o Brasil para as oitavas de final da Copa do Mundo com uma rodada de antecedência.

Os torcedores curitibanos capricharam no visual. A família do auxiliar de produção Márcio Mendes, morador do Sítio Cercado, estava vestida com camisas da seleção brasileira de futebol. Junto com a esposa Tatiane e os sobrinhos Juliano, Anabele e Marcos, ele comemorou a vitória e já fez planos para os próximos jogos. “Vamos assistir todos aqui no telão da Prefeitura, porque está dando sorte”, afirmou ele.

A zeladora Sileide Maria da Silva também levou a família uniformizada para o calçadão da Rua XV. Os sete filhos, sobrinhos e netos de Sileide estavam entre os primeiros torcedores a chegar para a festa. Munidos com bandeiras e bexigas, eles transformaram um dos bancos da Boca Maldita em arquibancada, vestido com calças e camisas confeccionadas especialmente para a Copa do Mundo. “Foi muito boa a ideia de colocar o telão aqui no Centro, porque vem gente da cidade inteira pra torcer junto”, disse Sileide.

Os torcedores no calçadão da Rua XV aderiram à moda das cornetas “vuvuzelas”, e o barulho foi ensurdecedor desde que o telão foi ligado, às 14h40, mostrando o aquecimento dos jogadores brasileiros no estádio Soccer City, na cidade sul-africana de Joanesburgo. O barulho só diminuiu na hora da execução do hino nacional brasileiro, e depois não parou mais. Até o bebê Bruno, de seis meses, entrou no clima e assoprava uma pequena corneta verde e amarela durante o jogo. A mãe de Bruno, a dona de casa Solange Tavares, moradora do Campo Comprido, já planeja voltar à Boca Maldita nos próximos jogos. “Trouxemos ele junto pra se acostumar com o clima da torcida, porque o Brasil vai ser campeão, com o apoio dos curitibanos”, disse a moradora do Campo Comprido.

Calçadão verde e amarelo

Desde maio, o calçadão da Rua XV de Novembro, a partir da Praça Santos Andrade, até a Praça Osório, foi decorado pela Prefeitura de Curitiba para receber a Seleção Brasileira, que fez sua preparação inicial em Curitiba para a Copa do Mundo.

O calçadão foi decorado com lanternas verdes e amarelas e flâmulas nos 141 postes da rua relembrando os anos que o Brasil foi campeão. O calçadão também ganhou no piso uma ambientação com os nomes de todos os campeões mundiais dos 5 títulos. Todas as flores foram substituídas por flores amarelas. Na Praça Osório uma estátua de um jogador em mármore foi colocada. O chafariz da praça Santos Andrade foi pintado artisticamente, de forma a lembrar a bandeira do Brasil.

Até o dia 18 de julho, o Memorial da Cidade tem a Exposição Pátria de Chuteiras, com um histórico das 5 vezes que o Brasil foi campeão da Copa. Estão expostas camisas e outros objetos de jogadores para visitação pública e gratuita.

Voltar ao topo