Técnicos do Ipem fiscalizam fios, lãs e medicamentos

Técnicos da gerência de Pré-Medidos, do Instituto de Pesos e Medidas do Paraná, estão fazendo a “Operação Inverno”, com participação da sede em Curitiba e das regionais. A equipe está verificando os produtos mais consumidos nesta época do ano como lãs, fios, barbantes e linhas em relação à quantidade, metragem e/ou peso, além da indicação formal quanto às informações constantes do rótulo. Também estão sendo analisados medicamentos como xaropes, analgésicos e descongestionantes.

De acordo com o gerente da Gemed, Sérgio Camargo, a exemplo do que ocorre em outras Operações Especiais, deverá ocorrer uma diminuição nas autuações. Ao fazer esta ação, o Ipem, busca dar tranqüilidade ao consumidor em relação à quantidade que está adquirindo e esclarecer as empresas responsáveis pelos produtos para evitar novas autuações. “Em muitas situações as empresas não têm conhecimento pleno da legislação ou um controle tão apurado em sua produção, o que gera irregularidades passíveis de autuação”, disse.

Já no caso dos medicamentos como os xaropes, analgésicos, descongestionantes os fabricantes procuram sempre seguir as normas por serem produtos ligados a saúde. Camargo afirma que isso ocorre também devido ao rigoroso controle e estrutura dos laboratórios, que permitem o acondicionamento dos produtos com equipamentos de precisão e alto grau de confiabilidade.

Os resultados dessa operação, que está ocorrendo também nas Regionais do Ipem em Londrina, Maringá, Cascavel e Guarapuava deverão ser apresentados até o fim da próxima semana.

Eficiência – já a Gerência de Fiscalização (Gefis) está fazendo a operação “Eficiência Energética”. Estão sendo verificados aquecedores de água a gás, condicionadores de ar domésticos, fogões e fornos a gás, lâmpadas fluorescentes, máquinas de lavar roupas de uso doméstico, refrigeradores e assemelhados e televisores com tubos de raios catódicos. Os resultados dessa operação serão divulgados na segunda semana de agosto.

Para o consumidor que queira fazer uma reclamação, denúncia, tirar alguma dúvida ou dar uma sugestão, o contato com o Ipem pode ser feito através do telefone 0800 645 0102.

Voltar ao topo