Técnica da nucleação recupera meio ambiente

A recuperação ambiental de áreas degradadas através de trabalhos de nucleação. Este foi um dos temas abordados ontem na reunião técnica Indicadores na Recuperação de Áreas Degradadas, realizada no campus do bairro Jardim Botânico da Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Curitiba.

Segundo o professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Ademir Reis, que apresentou o tema, a nucleação consiste em induzir um determinado ecossistema a reagir e se recompor. Isso acontece através da geração de pequenos núcleos que passam a gerar conectividade entre si e se expandir. ?A nucleação pode se dar, por exemplo, pela implantação de poleiros e abrigos que atraiam pássaros e morcegos para uma determinada região. Os animais vão acabar deixando sementes e possibilitar que árvores passem a nascer sozinhas e não por plantação?, explica Ademir.

Outra técnica é buscar pequenos blocos de terra em áreas não degradadas e implantá-los em áreas degradadas. Junto com os blocos de terra, os locais que necessitam de recuperação recebem minhocas, microorganismos, larvas de insetos e sementes, que passam a se irradiar pelos espaços abertos. ?As técnicas de nucleação são consideradas mais baratas e ecologicamente mais eficientes, tendo mais sustentabilidade.?

Nos próximos dias 12 e 13, serão realizados na UFPR os minicursos Reconstrução de Solos a partir de Substratos Minerados e Degradação, Manejo e Recuperação de Ecossistemas Aquáticos. 

Siga a Tribuna no Google, e acompanhe as últimas notícias de Curitiba e região!
Seguir no Google
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.