Teatro no combate ao fumo

Apesar de todos os males que causa, o fumo ainda é considerado atrativo pelos jovens brasileiros. Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer, em Curitiba, assim como em outras cidades do País, cerca de 80% dos estudantes na faixa dos 11 aos 15 anos de idade já experimentaram cigarro. Dos quase 31 milhões de brasileiros que fumam, aproximadamente 400 mil têm até 14 anos.

Ciente do problema, o cancerologista e mastologista José Clemente Linhares, do Instituto de Oncologia do Paraná, resolveu conscientizar os jovens sobre os males do cigarro através da arte. Criou uma peça de teatro, que vem sendo apresentada em escolas públicas e particulares desde o último mês de março, na qual dois atores falam sobre as substâncias nocivas do cigarro (como a nicotina) e os prejuízos que elas acarretam à saúde do fumante. Recentemente, a iniciativa rendeu ao médico o Prêmio Saúde!, fornecido pela revista Saúde, da Editora Abril, de São Paulo.

?A peça dura dez minutos e utiliza uma linguagem própria do jovem, mostrando, entre outras coisas, como o fumo pode ser influenciado dentro de um círculo de amigos e pelos próprios pais?, comenta José Clemente. ?Diante dos dados do instituto, achei que seria mais interessante realizar uma ação para evitar que os jovens comecem a fumar, do que tentar recuperar fumantes já viciados no cigarro. O trabalho é preventivo.?

O cigarro aumenta os riscos de doenças cardíacas, de câncer e de trombose, principalmente em mulheres que utilizam pílula anticoncepcional. Entre os jovens, também serve como porta de entrada para outros tipos de drogas.

Voltar ao topo