Recuperação com equipe da UFPR

Tartaruga resgatada com lixo no estômago volta ao mar no Paraná após quase dois meses

Foto: Reprodução/LEC -UFPR

Após quase dois meses de recuperação no Centro de Reabilitação, Despetrolização e Análise da Saúde da Fauna Marinha (CRED) da UFPR, uma tartaruga-cabeçuda que estava com lixo no estômago voltou ao mar essa semana. Assista abaixo!

LEIA TAMBÉM:

>> Mão de obra pra revitalização da orla de Matinhos é selecionada por consórcio; veja como se candidatar

>> Os “olhos do litoral” flagram baleias, tartarugas gigantes, raios, ressacas e as belezas das praias do Paraná

>> Ministério Público abre investigação contra aumento do etanol em Curitiba

Foto: LEC/UFPR

Segundo a equipe do Laboratório de Ecologia e Conservação (LEC), o animal foi devolvido em área mais distante da costa, na região ao norte do Parque Nacional do Superagui (PR), próximo à Ilha da Figueira.

“É um momento muito emocionante para a equipe do nosso projeto porque esse animal chegou muito debilitado, com marcas de redes de pesca e defecando lixo”, relatou o médico veterinário Fábio Lima.

Lesões profundas e lixo ingerido

A tartaruga foi recolhida após apresentar lesões profundas na nadadeira direita, na carapaça, barriga, cabeça, pescoço e algumas fraturas, incluindo exposição óssea. Ela recebeu os primeiros tratamentos para a estabilização, passou por raio-X e por procedimentos para facilitar a cicatrização das lesões. Depois disto e dos tratamentos para eliminar o lixo que tinha ingerido, o animal melhorou gradativamente até que foi considerado apto para soltura.

Foto: Reprodução/LEC -UFPR

Animais mortos

Em setembro do ano passado, vários animais marinhos foram encontrados mortos nas praias paranaenses. Tartarugas e pinguins foram recolhidos pelas equipes do Laboratório de Ecologia e Conservação de Mamíferos e Répteis Marinhos (LEC), do Centro de Estudos do Mar da Universidade Federal do Paraná (UFPR) para tentar descobrir os motivos que os levaram a morte. Infelizmente, muitos desses animais foram encontrados já em fase adiantada de decomposição, o que impediu a autópsia.

Viola chega a Portugal para encontrar Rudá
Mania de Você

Viola chega a Portugal para encontrar Rudá

Seu Tico Leonel ameaça Sabá Bodó
Rancho Fundo

Seu Tico Leonel ameaça Sabá Bodó

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna